Liga Paraná deve iniciar em 15 agosto

Luciano Neves
Esportes | Publicado em 13/05/2020 às 18:54

Cris Bortolon é o presidente da LFP. Foto Luciano Neves

A direção da Liga Futsal Paraná (LFP) pretende manter o cronograma da segunda edição do torneio em 2020. De acordo com o presidente da entidade, Cris Bortolon, a competição inicia no dia 15 de agosto com final marcada para o dia 12 de dezembro. Bortolon lembra ainda que é possível que este cronograma seja alterado em virtude da pandemia do coronavírus. “Vamos aguardar a decisão das autoridades de saúde. Mas a data de início da competição já estava marcada desde o ano passado”, conta. Por meio de nota, a LFP demonstrou a preocupação com a pandemia. “Obviamente que continuaremos observando tudo que acerca as condições necessárias para alavancarmos nossa competição, e em detrimento a isso, adiantamos que de maneira alguma sobreporemos as determinações estabelecidas pelo Governo Estadual, que visa inegavelmente a preservação da vida”, consta no documento.

O Marreco foi o campeão da LFP em 2019. Foto Adolfo PegoraroO Marreco foi o campeão da LFP em 2019. Foto Adolfo Pegoraro

Formato

No ano passado, foi realizada a primeira edição da Liga Paraná e o torneio foi disputado no formato de mata-mata, com jogo de ida e volta até o fim. O primeiro campeão do torneio foi o Marreco de Francisco Beltrão, que levou a melhor no duelo com o Campo Mourão. Em 2019, o torneio contou com a presença de 16 equipes.

Para 2020, a LFP conta com 17 equipes franqueadas, porém, o torneio terá 16 participantes. Isso porque o time de Faxinal se licenciou da edição deste ano. O ginásio daquele município está passando por reformas. Quem entra no lugar do Faxinal é Associação de Futsal Capital da Amizade (AFCA), de Umuarama. “Só para deixar bem claro, não é o Umuarama que disputa a Série Ouro e que vai disputar a Liga Nacional este ano. É o outro time daquela cidade”, explicou Bortolon.

Desse modo, a edição de 2020 terá a presença de Marreco, Campo Mourão, Marechal Futsal, Dois Vizinhos, Foz Cataratas, Chopinzinho, Cascavel Futsal, Toledo, Pato Futsal, Palmas, Siqueira Campos, Guarapuava, Prudentópolis (que desde o ano passado tem ocupado a vaga do franqueado Irati Futsal), São Miguel, Medianeira, e AFCA.

A edição de 2020 terá uma nova fórmula. Na primeira fase, as 16 equipes foram divididas em dois grupos de oito times. Uma chave será composta por Marreco, Foz Cataratas, Pato Futsal, Dois Vizinhos, Toledo, Siqueira Campos, Prudentópolis e Medianeira. No outro grupo estão Campo Mourão, Cascavel Futsal, Marechal Futsal, Chopinzinho, Palmas, Guarapuava, São Miguel e AFCA.

Na fase inicial, as equipes de uma chave vão enfrentar os componentes do outro grupo. Portanto não haverá confrontos diretos dentro dos respectivos grupos. Cada time fará oito partidas, quatro como mandante e quatro como visitante. Esta fase inicia em 15 de agosto e tem término previsto para o fim de outubro.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final. A partida daí, a Liga Futsal Paraná será disputada em formato eliminatório, como jogos de ida e volta. As fases de quartas e semifinais estão programadas para o mês de novembro. Os jogos decisivos da Liga estão previstos para os dias 05 e 12 de dezembro.

Neste ano, os clubes do Paraná terão um calendário mais vasto. Além da LFP, a Federação Paranaense de Futsal (FPFS) organiza o Campeonato Paranaense da Série Ouro, que já iniciou com a realização de três partidas, mas foi interrompido pela pandemia do coronavírus, a Copa Paraná de Futsal, torneio de mata-mata que terá a presença de times das séries Ouro, Prata e Bronze, e a Liga Nacional, que tem a presença de seis representantes.



Relacionados

Esportes | 17-06-2020 17:40

O gol que Pelé não fez contra o Uruguai

O gol que Pelé não fez contra o Uruguai

Esportes | 16-06-2020 19:54

Especial 50 anos do tri: o ‘Furacão’ do Mundial de 70

Especial 50 anos do tri: o ‘Furacão’ do Mundial de 70

Esportes | 16-06-2020 19:45

O ‘quarteto fantástico’ da canoagem de Cascavel

O ‘quarteto fantástico’ da canoagem de Cascavel

Esportes | 14-06-2020 10:10

Especial 50 anos do tri: o encontro entre Zagallo e Didi

Especial 50 anos do tri: o encontro entre Zagallo e Didi

PUBLICIDADE