Os números do Campeonato Paranaense de 2020

Luciano Neves
Esportes | Publicado em 07/02/2020 às 10:07

Os números do Campeonato Paranaense de 2020. Foto: Felipe Fachini

Classificação                                                                                                                    

 TIMES
 

 P

 

 J

 

 V

 

 E

 

 D

 

 GP

 

 GC

 

 S

 
 1 FC Cascavel
 

 12

 

 5

 

 4

 

 0

 

 1

 

 10

 

 4

 

 6

 
 2 Coritiba
 

 11

 

 5

 

 3

 

 2

 

 0

 

 8

 

 5

 

 3

 
 3 Athletico-PR
 

 10

 

 5

 

 3

 

 1

 

 1

 

 10

 

 6

 

 4

 
 4 Operário
 

 10

 

 5

 

 3

 

 1

 

 1

 

 6

 

 4

 

 2

 
 5 Londrina
 

 9

 

 5

 

 3

 

 0

 

 2

 

 9

 

 9

 

 0

 
 6 Rio Branco
 

 8

 

 5

 

 2

 

 2

 

 1

 

 7

 

 5

 

 2

 
 7 Cianorte
 

 7

 

 5

 

 2

 

 1

 

 2

 

 5

 

 4

 

 1

 
 8 Paraná
 

 5

 

 5

 

 1

 

 2

 

 2

 

 4

 

 4

 

 0

 
 9 União
 

 5

 

 5

 

 1

 

 2

 

 2

 

 5

 

 7

 

 -2

 
 10 Toledo
 

 4

 

 5

 

 1

 

 1

 

 3

 

 4

 

 6

 

 -2

 
 11 Cascavel CR
 

 3

 

 5

 

 1

 

 0

 

 4

 

 1

 

 8

 

 -7

 
 12 PSTC
 

 0

 

 5

 

 0

 

 0

 

 5

 

 2

 

 9

 

 -7

 


A bola rolou pela primeira vez no Campeonato Paranaense de 2020 no dia 18 de janeiro com uma partida. A rodada de abertura foi completa no dia seguinte. Nas duas primeiras semanas de competição, o torcedor ficou extasiado com cinco rodadas e 30 jogos. Neste fim de semana, o Estadual terá a sexta rodada. Ou seja, a primeira fase terá passado da metade após os jogos de sábado (08) e de domingo (09). Logicamente, quem está na parte de cima começa a desenhar a classificação e quem está na parte de baixo da tabela começa a ver o risco de rebaixamento aumentar exponencialmente.

Foto Felipe FachiniFoto Felipe Fachini 

A sexta rodada, inclusive, pode definir o primeiro classificado para as quartas de final. Esse time pode ser o líder FC Cascavel, que faz uma campanha surpreendente. O time do técnico Marcelo Caranhato foi derrotado na primeira rodada para o Coritiba. Mas depois conseguiu uma incrível sequência de quatro vitórias. Desse modo, entra na rodada como líder isolado com 12 pontos. Se derrotar o Athletico-PR no jogo de domingo (09), no Estádio Olímpico, a Serpente Aurinegra vai aos 15 pontos e pode comemorar a classificação antecipada. A projeção indica que, neste formato de campeonato, um time que somar 14 pontos fica, no mínimo, com o oitavo lugar. Portanto, garantido nas quartas de final. Hoje, o time cascavelense tem 80% de aproveitamento. O FC Cascavel nunca derrotou o Furacão na elite estadual. Mas desta vez, tem ‘bala na agulha’, ou melhor, 'bem mais veneno' que nos duelos anteriores. O confronto de domingo coloca frente a frente as duas equipes com os melhores ataques do Estadual com dez gols. O time de Marcelo Caranhato tem outros atributos: é o time que mais venceu no Estadual com quatro vitórias, tem uma das melhores defesas da competição com apenas quatro gols sofridos ao lado de Operário, Cianorte e Paraná Clube.

E o time ainda tem um dos artilheiros do Paranaense. Paulo Sérgio balançou as redes quatro vezes e divide este posto com Douglas Coutinho, do Operário.

Por falar nos artilheiros, o Paranaense vem mostrando um bom desempenho ofensivo. Nos trinta jogos, foram marcados 71 gols, o que resultou numa média de 2,37 por partida. Outro dado interessante: até agora, o campeonato teve apenas um jogo sem gols. Foi o confronto entre Rio Branco e Paraná Clube, na primeira rodada. 

A rodada com mais bola na rede foi a terceira, que teve 18 gols. E a rodada mais minguada neste quesito foi a segunda, que teve apenas nove gols.

Foto Felipe FachinFoto Felipe Fachin 

Obviamente, o Cascavel CR contribuiu pouco com esta estatística, já que marcou apenas um golzinho em cinco jogos. Mas foi um gol importante, que fez o time somar os primeiros três pontos e tirou a Serpente Tricolor da lanterninha do campeonato. O time de Ageu Gonçalves ainda está na zona do rebaixamento. A vitória jogou o PSTC para a última posição. A equipe de Cornélio Procópio é a que mais perdeu no Paranaense com cinco derrotas em cinco jogos. Por isso ainda não pontuou. O PSTC é forte candidato ao descenso, já que tem a pior defesa da competição com nove gols sofridos. O Londrina, um dos grandes do Estado, também sofreu nove gols. A diferença é que o Tubarão conseguiu marcar nove e tem saldo zero. Já o PSTC tem o segundo pior ataque com apenas dois gols marcados. 

O Estadual ainda tem uma equipe invicta. E ela é o Coritiba, que está na segunda posição com onze pontos ganhos. Em cinco jogos, foram três vitórias e dois empates. 

Foto: Coritiba Foot Ball ClubFoto: Coritiba Foot Ball Club 



Relacionados

Esportes | 14-03-2020 22:25

Cascavel Futsal goleia o Palmas na estreia do Paranaense da Série Ouro

Cascavel Futsal goleia o Palmas na estreia do Paranaense da Série Ouro

Esportes | 14-03-2020 11:41

Toledo só depende de si para evitar o rebaixamento para a segunda divisão

Toledo só depende de si para evitar o rebaixamento para a segunda divisão

Esportes | 14-03-2020 11:30

A esperança da Serpente Tricolor tem três cores

A esperança da Serpente Tricolor tem três cores

Esportes | 14-03-2020 11:24

Serpente Aurinegra vai dar o bote em quem?

Serpente Aurinegra vai dar o bote em quem?

PUBLICIDADE