Vai começar a ‘peleia’ do Campeonato Paranaense

Luciano Neves
Esportes | Publicado em 19/01/2019 às 11:34

Lorival Santos, técnico do CCR. Foto Luciano Neves

O Campeonato Paranaense de 2019 começa de maneira oficial neste sábado (19). O jogo que abre a primeira rodada e, consequentemente o Estadual, será, deveras, curioso: um embate entre o atual campeão do Paraná contra um time que veio da segundona e ficou oito anos longe da elite. O Athletico-PR recebe o Cascavel Clube Recreativo (CCR), às 17 horas, na Arena da Baixada em Curitiba. O Estadual desse ano tem a mesma fórmula de 2018. Dessa maneira, o jogo entre o Furacão e a Serpente Tricolor é válido pela Taça Barcímio Sicupira, o primeiro turno do Paranaense. Nesse primeiro estágio do Estadual, os times de uma chave enfrentam os representantes do outro grupo. Isso significa que as equipes de um determinado grupamento precisam somar mais pontos que seus concorrentes sem enfrenta-los no primeiro turno. O Athletico-PR é integrante do Grupo A enquanto o CCR faz parte do Grupo B.

Um dado curioso sobre esse embate é que a última vitória do time cascavelense na elite estadual foi sobre o Furacão. Os dois times se enfrentaram no Campeonato Paranaense de 2011 e o CCR derrotou o gigante da Capital por 2 a 0, no dia 02 de fevereiro daquele ano. Mas esta não foi a única vitória do CCR sobre o Athletico. Em 2007, a Serpente Tricolor conseguiu uma virada épica por 4 a 3. Nesse jogo que ocorreu no dia 28 de janeiro daquele ano, o técnico do CCR era Lorival Santos. E é ele que vai conduzir o time nesse retorno à elite.

Ele recordou desse fato. Mas lembrou também que o Furacão, além de ser o atual campeão paranaense, venceu também a Copa Sul-Americana no fim de 2018. “Foi um jogo em que nós viramos o placar que estava 3 a 1 para o Athletico. Trabalhamos bem o vestiário e vencemos por 4 a 3. Conseguir uma virada em cima de um Athletico, com toda a grandeza que tem, realmente é uma coisa que marca. Mas isso é passado. Temos que olhar para frente. Fazem doze anos e muita coisa aconteceu. Não podemos esquecer de parabenizar o Athletico-PR por ter conseguido a Copa Sul-Americana, que nós sabemos que é muito difícil”, disse.

O tempo de ajustes da equipe foi bem curto. Lorival Santos, praticamente, não teve condição de aplicar a sua metodologia de trabalho antes da estreia. Por isso, deve aproveitar o que a comissão técnica que vinha comandando os treinamentos estruturou em termos de time titular. “Com certeza nós temos que aproveitar. Eles vêm trabalhando com os jogadores há 40 dias e você não pode abrir mão disso. Toda a mudança gera conflito e nós vamos trabalhar de maneira paulatina. Depois disso, passamos a trabalhar jogo a jogo”, explicou o treinador.

 Depois desse compromisso contra o Furacão, o CCR fará a estreia em casa, na quinta-feira (24), contra o Londrina, no Estádio Olímpico. Talvez aí seja possível ver o dedo de Lorival Santos na escalação do time. O que ele pode fazer de imediato é usar a sua experiência para motivar os jogadores diante do Furacão. Para, quem sabe, o CCR possa conseguir uma outra proeza como fez doze anos atrás.

Outros jogos

A primeira rodada do Campeonato Paranaense de 2019 tem mais cinco jogos programados para este domingo (20), todos às 17 horas. No Estádio Olímpico, o Futebol Clube Cascavel (FCC), que inicia sua quinta participação seguida na elite estadual, recebe o Toledo. Em Foz do Iguaçu, o Azulão da fronteira recebe o Coritiba, no Estádio do ABC. O Londrina vai visitar o Cianorte, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte. O Operário de Ponta Grossa, campeão estadual de 2015 e que está de volta à primeira divisão, visita o Paraná Clube, na Vila Capanema. E o Maringá recebe o Rio Branco de Paranaguá, no Willie Davids. 



Relacionados

Esportes | 14-04-2019 09:28

O Porco é o interior na final do Paranaense

O Porco é o interior na final do Paranaense

Esportes | 12-04-2019 19:15

Retomar a hegemonia do handebol no Estado do Paraná

Retomar a hegemonia do handebol no Estado do Paraná

Esportes | 12-04-2019 16:26

Campeão da edição de 2019 da Chácara Fardoski será definido neste sábado

Campeão da edição de 2019 da Chácara Fardoski será definido neste sábado

Esportes | 12-04-2019 16:22

Cascavel Futsal tem um fim de semana de folga das quadras

Cascavel Futsal tem um fim de semana de folga das quadras

PUBLICIDADE