Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

O Internacional tem números de campeão brasileiro?

25/01/21 às 10:51 - Escrito por Luciano Neves
siga o Tarobá News no Google News!

 Os colorados que são mais jovens, na faixa de idade entre 20 e 25 anos, viram o Internacional ser campeão mundial e vencer duas Libertadores da América. Porém, não viram o time do coração ser campeão brasileiro. Eu mesmo tenho quase 39 anos e não tive esse privilégio. Afinal de contas, a última vez que o Colorado soltou o grito de campeão brasileiro foi em 1979, há mais de quatro décadas.

Talvez agora colorados de idades diversas estão próximos de presenciar esse fato: o Inter campeão brasileiro! O discurso é de ‘pés no chão’, afinal de contas ainda restam seis rodadas. Mas o histórico  do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos mostram que o título do Inter está engatilhado. Tomei como base as edições de 2006 para cá quando o Brasileirão passou a ser disputado por vinte clubes. Ou seja, o campeonato passou a ter 38 rodadas. O Internacional é o líder isolado com 62 pontos, quatro de vantagem para o segundo colocado São Paulo, que tem 58. O Flamengo tem 55 pontos e um jogo a menos. Portanto, também pode alcançar a casa dos 58 pontos. Desse modo, o Inter é o único time que depende só de si para faturar a taça.

Nas 14 últimas edições, em apenas duas ocasiões, o Brasileirão teve uma virada nas seis rodadas finais. A primeira virada ocorreu em 2008.  O Grêmio liderava o certame após a 32a rodada com 59 pontos, mesma pontuação do então vice-líder São Paulo. O Tricolor assumiu a ponta na 33a rodada e liderou até o fim, sendo campeão com 75 pontos, três de vantagem para o vice Grêmio, que fechou o campeonato com 72 pontos. Aquele Brasileirão foi marcado pelo equilíbrio. Após a 32a rodada, apenas três pontos separavam o líder do quinto colocado.

Leia mais:

Imagem de destaque
CLASSIFICADOS

Brasil conquista vaga olímpica no C2 500 metros da canoagem velocidade

Imagem de destaque
PODE VIR EM JULHO

Fluminense chega a acordo verbal para contratar Thiago Silva

Imagem de destaque
ACUSAÇÕES

Leila diz que Textor é "idiota" e que cartola tem que ser banido

Imagem de destaque
LAUREUS 2024

Djokovic, Bellingham, Bonmatí e Biles levam o Oscar do esporte

Em 2009, ocorreu a edição mais louca da era dos pontos corridos. Ocorreram duas reviravoltas nas seis rodadas finais. Após a realização da 32a rodada, o líder era o Palmeiras com 57 pontos, seguido pelo São Paulo (55), Atlético-MG (53), Inter (52), Cruzeiro e Flamengo (51). O Verdão tropeçou e o Tricolor Paulista assumiu a liderança depois da 34a rodada com 59 pontos. O Flamengo já aparecia em terceiro com 57 e assumiu a ponta na penúltima rodada com 64 pontos. O Inter subiu junto e ficou com o segundo lugar com 62, portanto, em condições de lutar pelo título. O campeonato foi decidido apenas na última rodada com uma vitória do Flamengo por 2 a 1 de virada sobre o Grêmio. O Flamengo faturou o título com 67 pontos, dois de vantagem para o vice-campeão Inter. Além destas duas edições, de 2006 para cá, Brasileirão foi decidido na última rodada em outras duas situações: 2010 e 2011, cujos campeonatos foram vencidos por Fluminense e Corinthians, respectivamente. 


Números

Depois da vitória por 2 a 1 sobre o rival Grêmio, no Beira-Rio, no Gre-Nal 429, o Internacional ampliou a possibilidade de título. Segundo o site especializado Infobola, do matemático Tristão Garcia, a chance do Colorado ser campeão chegou a 75%. O segundo colocado São Paulo tem 10% de chances de título. Flamengo e Atlético-MG têm um jogo a menos e as chances de título são de 6% e 7%, respectivamente. Palmeiras e Grêmio estão na briga com apenas 1% de chances.

Vale ressaltar que esta projeção pode alterar com os resultados das próximas rodadas. O fato é que o Inter tem números consistentes que encorpam ainda mais a liderança isolada. O Colorado é o time que mais venceu na competição com 18 vitórias em 32 jogos. Ou seja, venceu 56% das partidas que disputou no nacional. O Inter, sob o comando de Abel Braga, conseguiu a melhor sequência positiva no campeonato. Com o resultado sobre o Grêmio, o Colorado chegou a oito vitórias seguidas, a melhor marca no Brasileirão na era dos pontos corridos. O Inter igualou o recorde de Cruzeiro e Flamengo, que também conseguiram oito vitórias consecutivas nos anos de 2003 e 2019. A Raposa e Urubu foram campeões nos respectivos anos depois que estabeleceram estas marcas.

Além disso, o Inter é dono do melhor ataque do Brasileirão com 55 gols marcados. E tem um dos artilheiros do certame. Thiago Galhardo marcou 16 vezes e nem atuou nas últimas rodadas por conta de uma lesão. Ele liderava a artilharia até então mas foi alcançado por Marinho, do Santos, que marcou o seu 16o gol no domingo. A título de curiosidade, o Flamengo foi campeão brasileiro em 2019 com estas mesmas caraterísticas.

Hoje, o Inter tem 64,6% de aproveitamento no campeonato. Por essa projeção, a taça pode ser consumada com 72, talvez 71 pontos. Ou seja, restariam dez pontos o título. O Inter poderá colocar a mão na taça se vencer os três jogos que fará em casa contra Bragantino, Sport e Corinthians na próxima rodada. Os números no Beira-Rio agradam neste Brasileirão e o Inter é um dos melhores mandantes. Foram 16 jogos com onze vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá