Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Tênis de mesa: Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi viajam nesta terça-feira para a China

27/10/20 às 09:43 - Escrito por Redação Tarobá News

Dois brasileiros, Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi, seguem nesta terça-feira (27) para a China, onde participam de uma experiência inédita, em função da pandemia do novo coronavírus. O Restart, como está sendo chamado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), terá três competições no período de menos de um mês: a Copa do Mundo Feminina, a Copa do Mundo Masculina (com participação dos dois brasileiros) e o 2020 ITTF Finals (com participação de Calderano).

Serão as primeiras competições internacionais após o início da suspensão das competições do calendário. Os atletas viajam para Weihai, local das duas Copas do Mundo, e ficarão isolados em um primeiro momento. Serão mais de 15 dias entre a chegada e o início do torneio, marcado para começar no dia 13.

“Estou preparado. Acho que não é fácil para ninguém viajar para a China e ficar na bolha por quase um mês. Mas eu quero voltar a competir, sei que é importante para todo mundo, não só para ranking mundial, mas para os fãs também, que querem ver uma competição de tênis de mesa e voltarem a sentir esta emoção. Espero chegar muito bem preparado para os torneios”, diz Calderano, sobre a situação totalmente inédita.

Os atletas ainda não sabem exatamente quando poderão estar em atividade: “A gente só vai saber chegando lá na China. Para a parte mental não é muito fácil ficar isolado, sem poder treinar. Sei que no início, a gente não vai conseguir treinar, mas talvez depois de uma semana seja possível. Isso afeta o corpo também”, explica Calderano.

As “bolhas” esportivas tornaram-se uma alternativa para preservar a saúde dos atletas e profissionais envolvidos nas competições, que voltaram a ser realizadas, para alegria dos fãs. A NBA, por exemplo, conseguiu reunir centenas de atletas e profissionais em um resort, nos Estados Unidos, sem nenhum caso de Covid-19 durante o período.

Calderano, um grande fã do basquetebol norte-americano, observou a experiência bem-sucedida: “Procurei me mantar informado, sempre vejo todas as notícias da NBA. Mas é difícil ter muitas informações da bolha deles. Tudo era muito privado, mas deu para ver muitas coisas, fizeram um excelente trabalho, nenhum caso de Covid em alguns meses. Vamos esperar e torcer para que seja igual na China”.

Calderano e Tsuboi fizeram a final da Copa Pan-Americana, em fevereiro, garantindo as vagas do continente para a Copa do Mundo Masculina. Já no 2020 ITTF Finals, Calderano garantiu vaga por ser o sexto colocado no ranking mundial.

(CBTM)

© Copyright 2022 Grupo Tarobá