Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Um novo talento no atletismo de Cascavel

24/09/21 às 15:29 - Escrito por Luciano Neves
siga o Tarobá News no Google News!

O Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) será sede do Campeonato Paranaense de Atletismo Adulto. O evento está programado para este fim de semana, no sábado (25) e no domingo (26), em Cascavel, e terá a presença de cerca de 300 atletas de todo o Estado. A competição inicia neste sábado, às 8 horas.

A equipe cascavelense, que terá o privilégio de competir em casa mais uma vez, terá a presença de 30 atletas. Uma destas representantes chama a atenção: a jovem Nátaly Oliveira Ávalos dos Passos, de apenas 15 anos. A atleta terá a primeira experiência na competição adulta. “Os outros atletas já estão treinando há mais tempo que eu. Ainda sou categoria Sub-18”, resumiu a atleta, de forma humilde, que vai disputar as provas de 100, 200 e 400 metros rasos, além do revezamento de 100 e 400 metros.

Mas o técnico Wanderley Wyzykowski preferiu enaltecer as virtudes de Nátaly e aposta que ela tem condições de surpreender os mais experientes. “Realmente vai ser uma experiência nova porque foge da categoria dela. A Nátaly está no primeiro ano na categoria Sub-18”, disse. O treinador também explicou o que motivou a colocar a jovem cascavelense no Estadual Adulto. “Ela participou de um festival de atletismo e teve um tempo expressivo nos 400 metros. Correu e gostou. A partida daí, a gente passou a priorizar as provas de velocidade. A Nátaly teve resultados expressivos ao longo da temporada. Esse ano, já foi campeã dos Jogos Escolares e do Estadual nas provas de 100 e 200 metros. E também participou do Brasileiro de Atletismo Sub-18 em São Paulo. Ela ficou com o sexto lugar nestas duas provas. Ou seja, a Nátaly é um talento do Paraná”, elogiou o treinador. Além do Paranaense de Atletismo Adulto, Nátaly Ávalos irá defender Cascavel nos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) no dia 17 de outubro.

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA

Sem Adidas, Palmeiras fica próximo de renovar contrato com a Puma

Imagem de destaque
SANTOS

Furch tem inflamação na perna e é dúvida para a final do Paulistão

Imagem de destaque
ALEGAÇÕES SEM PROVAS

Palmeiras entra com ação no STJD contra John Textor por acusações

Imagem de destaque
PROTOCOLADO

Defesa de Robinho entra com novo pedido de habeas corpus no STF

Nátaly aposta no fator casa para surpreender neste fim de semana. Ela faz os treinamentos no CNTA. “A gente já conhece a pista, já que treinamos todos os dias. O evento é perto de casa, não precisa viajar e dá até para dormir em casa”, disse ela.

DNA de atleta

O nome Nátaly Ávalos pareceu familiar? De fato, a jovem tem DNA de atleta. Ela é filha do ex-jogador cascavelense Cristiano Ávalos, que foi campeão brasileiro com o Santos em 2004. Hoje, Ávalos trabalha com as categorias de base do FC Cascavel. Nátaly revela que até tentou seguir os passos do pai nos gramados. Mas se encontrou mesmo no atletismo e está neste esporte há cinco anos. “Eu até tentei o futebol, mas não deu muito certo”, revela.

Bolsa

Nataly conquistou, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), uma bolsa junto ao governo do Estado. “A Nataly é um talento no atletismo e quando abriu o edital do Governo do Estado para o Projeto Geração Olímpica, nós, através da Fundação, inscrevemos a atleta para a captação da bolsa atleta, que é um incentivo para os jovens continuarem no esporte. Isso significa o grande papel que a Fundação de Esportes tem com o município de assessorar os atletas e associações de vínculos esportivos e culturais para continuar fomentando o esporte e a cultura. Este é só o começo, as bolsas são para dar condições de treinamento para todos os atletas”, diz o orientador esportivo da FMEC, Ezequiel de Lima.

Eventos

O CNTA passou a ser o principal local para a realização de eventos de atletismo no Estado do Paraná. E irá receber eventos nacionais. Já no próximo fim de semana, nos dias 02 e 03 de outubro, será sede do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20. Depois, dias 08 a 10 de outubro, o CNTA irá sediar o Campeonato Brasileiro de Atletismo Máster.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá