Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

APPs para justificar ausência, denunciar e acompanhar a votação

10/10/20 às 13:19 - Escrito por Fernando Brevilheri
siga o Tarobá News no Google News!

O TSE- Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou cinco aplicativos que ajudam muito no acompanhamento de todo processo desde a situação do título até fiscalização e denúncias de irregularidades. 

São eles: BOLETIM NA MÃO, MESÁRIO, E-TÍTULO, PARDAL e RESULTADOS. Os apps já estão disponíveis nas lojas virtuais e podem ser baixados no smartphone.  

O “Boletim na Mão” por exemplo, substitui o boletim de urna. Com essa ferramenta é possível saber quantos votos o candidato teve em determinada seção eleitoral.  

Leia mais:

Imagem de destaque
MANDE SEU VÍDEO

Golaço! Primeira Hora estreia novo quadro e mostra os peladeiros de Londrina

Imagem de destaque
NO CENTRO DA CIDADE

Projeto prevê novo camelódromo com 500 lojas, estacionamento e praça de alimentação em Londrina

Imagem de destaque
MUDANÇAS

Justiça autoriza reajuste nas tarifas de ônibus metropolitanos e rodoviários

Imagem de destaque

Marco Brasil: “Quero ser a voz de Londrina na Câmara”

O app “Resultados” permite o acompanhamento de totalização de qualquer município do país. 

Quem foi convocado para trabalhar nas eleições como mesário, voluntário ou qualquer cidadão pode utilizar o aplicativo “Mesário” onde há informações sobre treinamento, tira dúvidas, a rotina e detalhes da atividade.  

O “E-título” é a versão digital do Título de Eleitor. Além de informações básicas como zona eleitoral, seção e cadastro do eleitor, o e-título disponibiliza protocolos sanitários para votação. A novidade deste ano é que por meio desse app o eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral poderá justificar a ausência. “Isto porque a orientação por conta da pandemia o eleitor não vá a uma seção para justificar” acrescenta Rubiane Kreuz, coordenadora de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. 

O “Pardal” permite que o cidadão acompanhe toda propaganda e denuncie eventuais irregularidades promovidas por candidatos. As queixas vão chegar ao Ministério Público. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá