Belinati envia à Câmara projeto que autoriza venda da Sercomtel

Fernando Brevilheri
Política | Publicado em 10/04/2019 às 16:53

O prefeito Marcelo Belinati PP enviou à câmara no final da tarde de ontem o projeto de lei 40/2019. A proposta foi encaminhada para análise das comissões permanentes do Legislativo. O projeto prevê a alienação de participação societária inclusive de controle acionário por meio de LICITAÇÃO, sob forma de leilão em bolsa de valores ou outra forma legal.

A proposta mantém a Sercomtel Iluminação e a Sercomtel Contact Center S/A sob controle da prefeitura de Londrina. O projeto de lei pode ser considerado outro passo fundamental para “salvar a Sercomtel”.

Na sexta feira, a câmara promove uma audiência pública sobre o tema. O superintendente de Controle de Obrigações da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações Carlos Manuel Baigorri, e o superintendente de Competição, Abraão Balbino e Silva confirmaram presença. A audiência é da Comissão Especial de Acompanhamento do Processo de Caducidade da Sercomtel, que quer saber detalhes do processo de caducidade contra a Sercomtel. A comissão é formada pelos vereadores Eduardo Tominaga (DEM), presidente; Felipe Prochet (PSD), como relator; e Jamil Janene (PP), como membro.

A Anatel suspendeu o processo por 120 dias depois que recebeu a proposta da empresa Dez de dezembro que quer investir R$120 milhões na operadora, desde que assuma o controle acionário. O prazo dado pela Anatel termina em julho. Caso a Sercomtel não apresente outra proposta que convença o órgão regulador da possibilidade de recuperação financeira, o processo de caducidade será retomado e a companhia pode perder as outorgas de operação em telefonia e internet.

Também devem participar o prefeito Marcelo Belinati (PP); o presidente da Sercomtel Claudio Tedeschi e o diretor-presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; além de representantes sócia minoritária da Sercomtel que já manifestou interesse em assumir o controle da companhia. Essa audiência pública pode marcar definitivamente o início da privatização da Companhia.

Embora apresente bons índices de aceitação junto a própria Anatel, a Sercomtel acumula prejuízos há anos e não tem recursos para investir em novas tecnologias bem como na ampliação da banda larga.



Relacionados

Política | 15-02-2019 17:19

Rony e Takahashi podem enfrentar mais um julgamento na Câmara

Rony e Takahashi podem enfrentar mais um julgamento na Câmara

Política | 12-02-2019 18:37

Dengue: Como estamos perdendo a guerra para o mosquito

Dengue: Como estamos perdendo a guerra para o mosquito

Política | 08-01-2019 18:10

Governador vai debater fusão do IAPAR com lideranças e pesquisadores

Governador vai debater fusão do IAPAR com lideranças e pesquisadores

Política | 02-01-2019 16:18

Transporte Coletivo perdeu mais de 3 milhões de usuários em 2018

Transporte Coletivo perdeu mais de 3 milhões de usuários em 2018

PUBLICIDADE