Dengue: “Eu nunca vi uma crise dessas em todos os meus anos de atividade no município”

Fernando Brevilheri
Política | Publicado em 19/02/2020 às 11:35

Duas declarações da diretora de Vigilância em Saúde, enfermeira Sonia Fernandes, que me despertaram especial preocupação.

Por ser uma profissional dedicada e experiente suas palavras tem peso e vêm em tom de alerta. No dia 14 de janeiro – quando a secretaria de saúde previu epidemia explosiva de dengue – Sonia disse: “Eu nunca vi uma crise dessas em todos os meus anos de atividade no município”.

E numa entrevista mais recente, a diretora afirmou que os agentes de saúde estão encontrando focos do mosquito em casas de pessoas que já contraíram a doença. É uma constatação estarrecedora sabendo que esses moradores correm risco de morte caso contraiam a doença de novo.

Por isso, é louvável a ação dos agentes de endemias que acabam orientando esses londrinenses e mitigando o avanço da doença. São trabalhadores que se deparam com tais situações e colocam em risco a própria vida por uma remuneração pífia. Entram em locais infestados de mosquitos. Usam as próprias mãos para removerem larvas. Se deixarem um milímetro do corpo sem proteção, pronto.

Atualização
O prefeito Marcelo Belinati e o Secretário de saúde de Londrina Felippe Machado anunciam nesta quarta às 14h30 o novo boletim da dengue. A expectativa é de crescimento no número de casos confirmados e suspeitos.

Por isso também devem ser divulgadas novas ações para enfrentar a doença. A presença do prefeito Marcelo Belinati nessas coletivas sobre dengue tem se tornado cada vez mais comum.

Marcelo quer mostrar à população que está preocupado e tem se envolvido pessoalmente na guerra contra o Aedes Aegypti. A secretaria de saúde investiga quatro mortes em decorrência da dengue.  Esta semana, um idoso morreu com suspeita da doença.  Porém até agora nenhum caso foi confirmado.



Relacionados

Política | 27-05-2020 10:59

Deputado Londrinense diz que não é alvo de operação da PF

Deputado Londrinense diz que não é alvo de operação da PF

Política | 26-05-2020 09:27

CMTU diz que ainda não avaliou pedido da TCGL

CMTU diz que ainda não avaliou pedido da TCGL

Política | 25-05-2020 19:36

TCGL acumula prejuízos e pede reposição milionária à prefeitura

TCGL acumula prejuízos e pede reposição milionária à prefeitura

Política | 25-05-2020 11:29

Médico diz que crescimento da COVID-19 não é por aumento de testes

Médico diz que crescimento da COVID-19 não é por aumento de testes

PUBLICIDADE