Plano de mobilidade e licitação do transporte coletivo

Fernando Brevilheri
Política | Publicado em 09/07/2018 às 17:00

Imagem: TCGL/Gabriel Teixeira

Os contratos das empresas que operam o transporte coletivo em Londrina vencem em janeiro de 2019. A TCGL que detém a maior parte das linhas urbanas e A Londrisul que atende a zona rural venceram a licitação feita no governo do ex-prefeito Nedson Micheletti PT em 2004.

A prefeitura de Londrina deverá realizar novo processo licitatório e enfrentar alguns desafios. Um deles é o plano de mobilidade urbana – condição fundamental para a modelagem do sistema. A questão foi oportunamente levantada pelo Observatório de gestão pública de Londrina. E outro desafio é o prazo. O OGPL já encaminhou ofício ao executivo, CMTU e câmara e a informação é que esse plano nem começou a ser elaborado.

O que falta para o município seja apenas organizar e definir as regras do jogo. Isto porque no site da CMTU há informações detalhadas sobre o sistema como histórico de tarifas, planilhas, composições de preços, índices de reajuste, número de veículos, pontos de ônibus, trabalhadores, etc.

Naturalmente que houve uma evolução na qualidade do serviço se comparado ao que existia há 15 anos como acessibilidade, conectividade, rapidez e conforto. NO entanto, há muito que melhorar. Ainda é grande o número de reclamações dos usuários. Demora, atrasos, superlotação, pontos de ônibus inadequados (tipo palito), falta de plataformas elevatórias para deficientes e más condições de terminais.

Lembra também o OGPL que é necessária a realização de uma audiência pública para que o usuário decida qual o modelo de transporte que ele quer com uma tarifa justa.

As operadoras também convivem com a queda sistemática no número de passageiros, fato que já abordamos aqui no tarobánews. Fatores como transporte por meio de aplicativos e acesso ao crédito para comprar de veículos são alguns dos motivos que levaram a evasão do usuário do sistema.

Portanto, o melhor é abrir a discussão o quanto antes para delinear o transporte coletivo que a população deseja.



Relacionados

Política | 11-09-2018 17:11

Marcelo Belinati: "Situação da Sercomtel será resolvida"

Marcelo Belinati: "Situação da Sercomtel será resolvida"

Política | 04-09-2018 17:54

Ratinho e Cida não participam de debate na UEL

Ratinho e Cida não participam de debate na UEL

Política | 31-08-2018 10:24

Horário eleitoral e marketing político

Horário eleitoral e marketing político

Política | 21-08-2018 17:30

Reintegração no Flores do Campo pode ser feita a qualquer momento

Reintegração no Flores do Campo pode ser feita a qualquer momento

PUBLICIDADE