Prisões e eleições

Fernando Brevilheri
Política | Publicado em 12/09/2018 às 17:30

Força Tarefa detalha operação piloto

O Conselheiro Nacional do Ministério Público Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho quer saber os trâmites das investigações que redundaram em ações contra políticos que disputam cargos nessas eleições. Pelo menos três casos chamaram a atenção.

Um contra Fernando Haddad do PT, outro contra Geraldo Alckmin do PSDB e o mais emblemático aqui no Paraná contra o ex-governador e candidato ao senado Beto Richa também do PSDB. 

O conselheiro pediu para apurar se os procedimentos contra os políticos estavam engavetados e foram requentados ou se seguiram um rito cronológico normal. O fato gerou reação da força tarefa da operação Lava Jato que criticou a decisão e entendeu como uma espécie de cerceamento.

Luiz Fernando Bandeira de Mello é indicado pelo senado no Conselho que também tem representantes de entidades como OAB, e do próprio MP. Naturalmente que o impacto dessas medidas tem forte repercussão midiática e pode interferir na decisão do eleitor.

Não é de hoje que os políticos querem limitar os poderes de procuradores, promotores e de agentes da polícia federal. Para muitos, há abusos na atuação de investigadores e alguns magistrados acabam concedendo medidas cautelares colocando os acusados em exposição e constrangimento público.

De fato, há sim exagerados. E estes são reconhecidos pelo próprio MP. E é pra isso que existem órgãos de controle do Estado e do próprio MP como as corregedorias.

Por outro lado, a sociedade merece estar esclarecida e informada dos atos praticados pelos mandatários que voltam a invadir os lares dos brasileiros para pedir voto e perpetuar sua permanência no poder.

Muitos deles, estão mais preocupados em obter foro privilegiado do que propriamente trabalhar por projetos de desenvolvimento. É nesse contexto que a própria sociedade deve exigir uma imprensa livre, e apartidária para separar o joio do trigo e publicar somente aquilo que interessa a opinião pública.



Relacionados

Política | 15-02-2019 17:19

Rony e Takahashi podem enfrentar mais um julgamento na Câmara

Rony e Takahashi podem enfrentar mais um julgamento na Câmara

Política | 12-02-2019 18:37

Dengue: Como estamos perdendo a guerra para o mosquito

Dengue: Como estamos perdendo a guerra para o mosquito

Política | 08-01-2019 18:10

Governador vai debater fusão do IAPAR com lideranças e pesquisadores

Governador vai debater fusão do IAPAR com lideranças e pesquisadores

Política | 02-01-2019 16:18

Transporte Coletivo perdeu mais de 3 milhões de usuários em 2018

Transporte Coletivo perdeu mais de 3 milhões de usuários em 2018

PUBLICIDADE