Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Horário eleitoral: Maquiagem e Edição

09/10/20 às 10:01 - Escrito por Fernando Brevilheri
siga o Tarobá News no Google News!

Começou nesta sexta-feira 09, o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Nas emissoras de rádio os programas vão ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 de segunda à sábado. Na TV será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. 

Com as mudanças na legislação, somente os candidatos à prefeito podem apresentar seus programas nestes horários. Já os candidatos à vereador terão inserções de 30 segundos distribuídas ao longo da programação. 

Em Londrina, o primeiro dia foi um fiasco. Alguns partidos/coligações não enviaram os programas e as emissoras que montam as mídias são obrigadas a inserir uma mensagem da justiça eleitoral informando que aquele horário é reservado à propaganda política.  

Leia mais:

Imagem de destaque
MANDE SEU VÍDEO

Golaço! Primeira Hora estreia novo quadro e mostra os peladeiros de Londrina

Imagem de destaque
NO CENTRO DA CIDADE

Projeto prevê novo camelódromo com 500 lojas, estacionamento e praça de alimentação em Londrina

Imagem de destaque
MUDANÇAS

Justiça autoriza reajuste nas tarifas de ônibus metropolitanos e rodoviários

Imagem de destaque

Marco Brasil: “Quero ser a voz de Londrina na Câmara”

A propaganda eleitoral gratuita é marketing puro, maquiagem para mostrar ao eleitor uma imagem fake. E aí quem pode mais chora menos. Como o tempo é distribuído de acordo com o número de parlamentares no congresso nacional, os partidos mais fortes – que inclusive recebem mais do fundo eleitoral – conseguem produzir programas de mais qualidade técnica. 

Como os programas são editados, o que vai ao ar é o filé. Falhas, gafes, frases mal feitas e erros de português são devidamente corrigidos pelos marketeiros. Resultado: o eleitor se depara com um candidato enlatado com maquiagem e laquê. 

A verdade do candidato pode ser encontrada nos debates, entrevistas e sabatinas. São nesses ambientes que o eleitor saberá de fato quem está preparado. Num debate por exemplo, não há tempo para pesquisar no google a resposta perfeita. É queima roupa. Se sabe responde, se não sabe enrola. Pausas na fala, gaguejadas, insegurança e comunicação não verbal são indícios para o eleitor diferenciar quem está pronto de fato daquele que entrou pra cumprir tabela. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá