Capivaras atacadas no Lago Municipal tem chamado a atenção

Paulo Martins
Política | Publicado em 03/09/2019 às 12:48

Casos de capivaras atacadas no Lago Municipal de Cascavel têm chamado a atenção.

Foram três nas últimas semanas. Os animais apareceram machucados e o município está monitorando a situação pra saber se isso foi resultado de ação humano ou de ataques por outros animais.

O repórter Jean Peretto conversou com representantes da Guarda Florestal, até para saber qual é a punição para pessoas que caçam animais silvestre.

Comentário de Paulo Martins: 

Há organismos que pressionam legisladores que acabam cedendo e, sem oferecerem alternativas, aprovam leis com severas punições sobre quem transgredi-las. Em nossa época de agora, por exemplo, está sendo apontado esse caso das capivaras, em busca de punições vigorosas e, é citado para lembrar que as capivaras que vivem em meio a pessoas, num mal crônico em cascavel, precisam ser toleradas, por mais absurdo que isso possa parecer e, absurdo tendo em vista que o carrapato desses bichos transmite o que chamam de febre maculosa. 

Nem todos dizem, mas é preciso lembrar que essa doença mata. Mata aqui ou em qualquer lugar que possa haver capivara. em certa ocasião contaminou vários soldados do exercito aqui em Cascavel, pois as atividades militares ocorrem nas cercanias do lago, pois por ali estão as unidades militares. Assim é que, esses ferimentos que estão sendo constatados nesses animais talvez sejam de pessoas, com medo de contaminação, que procuram por seus próprios meios eliminar as capivaras – chamadas capinchos lá no RG's. 

O mal, portanto, que não causa admiração, está no Ibama que, na distorcida desculpa de proteger os animais impede remove-los estimulando causar a eles graves e dolorosos ferimentos de parte de pessoas temerosas que tentam mata-los, e isso ao mesmo tempo em que oferece grande perigo aos seres humanos pela possibilidade de contaminação, deixando-as por aí....ou seja, não protegem nenhum nem outro. 

Já se tentou remover dali as capivaras em várias ocasiões....houve quem tentasse retirá-las, em ação cercada de cuidados...mas houve resistência do Ibama que criou mil obstáculos. assim, as próprias capivaras – ah pudessem murmurar algo que fosse - certamente já teriam dito ao Ibama: ei, vocês aí...se não ajudam, vê se pelo menos não atrapalham..




Relacionados

Política | 12-09-2019 12:45

Conjunto Riviera completa dois anos em Setembro

Conjunto Riviera completa dois anos em Setembro

Política | 11-09-2019 12:57

Moradores cobram melhorarias em ruas do 14 de Novembro

Moradores cobram melhorarias em ruas do 14 de Novembro

Política | 10-09-2019 12:57

10 de setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

10 de setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Política | 09-09-2019 13:25

Como se precaver de golpes aplicados pelo celular?

Como se precaver de golpes aplicados pelo celular?

PUBLICIDADE