'Em 2010 a ONU alertou o mundo de que a população iria dobrar'

Paulo Martins
Política | Publicado em 23/04/2019 às 12:25

Cento e trinta mil habitantes, quase um terço da população de Cascavel, vive na zona norte da cidade. 

É a maior e mais populosa região do município. Também é a que mais cresce. Porém, a infraestrutura do bairro não acompanha esse desenvolvimento.

Comentário Paulo Martins:

Foi no ano de 2010 que a ONU alertou o mundo de que a população iria dobrar até 2030 e contra isso não havia apelação...a previsão era inexorável e a América Latina, com o Brasil fazendo parte dela, incluía-se nesse dilema...e o Paraná é Brasil...e Cascavel é Paraná. 

Significa dizer que tivemos muito tempo para planejar e executar planos no sentido de nos ajustarmos às necessidades de mais energia, de saneamento básico, de ruas e residências, de transporte urbano, de sistemas viários adequados com o crescimento, de abrangências cada vez maiores nas áreas de educação e saúde e, no entanto, o que se vê através de reportagens como essa é que o alerta da ONU confirma-se a cada ano, cada mês, cada semana, mas o acompanhamento em torno das necessidades, ao contrário, é cada vez mais tímido em suas gestões, acabando por provocar prejuízos de carência bem mais acentuados em regiões que mais  crescem nas cidades, como é o caso, “por enquanto”, da zona norte de Cascavel...e ainda estamos há onze anos da data estatística da ONU que será 2030 e isto significa alertar que o tsunami urbano está se formando também nas demais zonas da cidade que fatalmente serão alcançadas.

Tudo isso nos leva a lembrar aquele velho alerta vindo de quem sabia o que estava dizendo, que era: “cuidado...o político não é estadista, pois o político pensa apenas na próxima eleição, enquanto que o estadista pensa é na sociedade em relação a seu futuro.”  Assim, que não apenas o eleitor da zona norte pense nisso e, sim, todo o eleitor...quem sabe ainda dá tempo...afinal é quase nada, mas ainda faltam onze anos para 2030 – como advertiu a ONU.



Relacionados

Política | 09-05-2019 12:51

Ciclistas na calçada da Av Carlos Gomes geram reclamações de pedestres

Ciclistas na calçada da Av Carlos Gomes geram reclamações de pedestres

Política | 08-05-2019 12:55

MP investiga policiais e delegados da cadeia de Guaíra

MP investiga policiais e delegados da cadeia de Guaíra

Política | 07-05-2019 12:53

Os prédios públicos de Cascavel têm acessibilidade?

Os prédios públicos de Cascavel têm acessibilidade?

Política | 06-05-2019 13:15

'O nome de uma das três filhas de Santa Sofia era Esperança'

'O nome de uma das três filhas de Santa Sofia era Esperança'

PUBLICIDADE