"Não teremos nas representações a vontade da maioria "

Paulo Martins
Política | Publicado em 17/05/2019 às 13:23

Na legislação passada, o líder do PT na Câmara Federal Sibá Machado foi apenas o sexto colocado entre os oito deputados do Acre e o terceiro de seu partido. ele entrou na carona de outros mais votados e, nas ultimas eleições foi rejeitado pelo eleitorado, ficou sem mandato por não ter conseguido votos suficientes para tal. 

As rancorosas e azedas Jandira Feghali do PC do B e Maria do Rosário do PT não teriam mandato se dependessem dos próprios e minguados votos que receberam. Dos 513 Deputados eleitos para a Câmara Federal, apenas vinte e sete se elegeram sem necessitarem do reboque partidário. Os demais 486 deputados – que se dizem representantes do povo - foram empurrados para aquele ninho de negócios, acertos pessoais e corporativos que se conhece por câmara federal, no dorso de votos dados, não a eles, mas “aos partidos e aos demais candidatos”.

E enquanto isso ocorrer, devido a esse discutível e nebuloso sistema proporcional, não teremos nas representações a vontade da maioria como insistem pregar enganando e, sim, o invólucro de uma farsa, pois nesse sistema, não é o candidato mais votado o que obtém a cobiçada cadeira naquela casa, como ocorre, por exemplo, na eleição pelo sistema majoritário – usado no senado e em cargos executivos como Presidente da República, Governadores e Prefeitos. Diante dessa realidade, é preciso concordar que o Brasil, para entrar nos devidos eixos eleitorais , não está a exigir reforma apenas na previdência...é preciso burilar também - e com profunda responsabilidade - outros códigos que nos causam desconforto e geram distorções, como o código dos menores, código penal e, principalmente esse código eleitoral que nos últimos tempos recebeu apenas um tímido remendo chamado de código de barreira, e que nem deu pra saciar a fome dilógica e de justiça eleitoral. Reflitam sobre isso.



Relacionados

Política | 09-09-2019 13:25

Como se precaver de golpes aplicados pelo celular?

Como se precaver de golpes aplicados pelo celular?

Política | 06-09-2019 13:06

'Se isso continuar assim, Jair Bolsonaro não vai conseguir governar'

'Se isso continuar assim, Jair Bolsonaro não vai conseguir governar'

Política | 05-09-2019 13:02

Prefeitura monitora veículos que passam pelo pedágio e arrecadação aumenta

Prefeitura monitora veículos que passam pelo pedágio e arrecadação aumenta

Política | 04-09-2019 13:20

As leis tolas e inúteis debilitam as necessárias

As leis tolas e inúteis debilitam as necessárias

PUBLICIDADE