Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Relatório aponta risco alto de contaminação Covid 19 em Londrina

28/11/20 às 10:10 - Escrito por Fernando Brevilheri
siga o Tarobá News no Google News!

Relatório técnico do Grupo de Estudos Covid 19 do COESP- Centro de Operações Especiais em Saúde Pública revela que Londrina voltou ao nível de risco alto de contaminação pelo novo coronavírus. 

O documento é do dia 24 e  serve de subsídio técnico para deliberações ordinários do COESP. O estudo tem base em dados fornecidos pelas autoridades e se restringe à análise epidemiológica da situação. O relatório destaca que o número de notificações  de SRAG - Síndrome Respiratória Aguda Grave vem aumentando a partir da semana 45- 03/11 em patamares semelhantes aos registrados em agosto e setembro.

O relatório contém gráficos que mostram ainda aumento na média móvel de casos e destaca: "Paralelamente ao número de notificações de SG, observou-se um aumento no número de casos confirmados pela data de início dos sintomas; na SE 44 (31/10), a média móvel (7 dias) foi de 47,9 casos/dia, na SE 45 (07/11) foi de 59,7 casos/dia, na SE 46 (14/11) foi de 75,7 casos/dia. neste momento, não é possível ainda confirmar tendências de aumento no número de casos confirmados. - Por sua vez o número de notificações de SRAG, por data de internação mantém a tendência de redução observada desde o início de outubro. Para o dia 03/10 (SE 40), a média móvel (7 dias) de notificações de SRAG por data de internação foi de 25,4 internações/dia, em 31/10 (SE 44) foi de 19,9 internações/dia e em 14/11 (SE 46) a média móvel (7 dias) de notificações de SRAG por data de internação foi de 18 internações/dia". 

Leia mais:

Imagem de destaque
MANDE SEU VÍDEO

Golaço! Primeira Hora estreia novo quadro e mostra os peladeiros de Londrina

Imagem de destaque
NO CENTRO DA CIDADE

Projeto prevê novo camelódromo com 500 lojas, estacionamento e praça de alimentação em Londrina

Imagem de destaque
MUDANÇAS

Justiça autoriza reajuste nas tarifas de ônibus metropolitanos e rodoviários

Imagem de destaque

Marco Brasil: “Quero ser a voz de Londrina na Câmara”

O documento elaborado pelos técnicos também ressalta o aumento na taxa de ocupação de leitos de UTI e Enfermaria em períodos específicos. "Este aumento também deveu-se a desativação, a partir de 01/11/2020, de 10 leitos de UTI adulto COVID, 26 leitos de retaguarda clínica e 9 leitos de UTI pediátrica COVID no Hospital Universitário, decorrentes da redução da taxa de ocupação dos leitos exclusivos COVID (Ofício nº 263/2020/DGS/SESA). Também foram desativados, pelo mesmo motivo, a partir de 01/11/2020, 40 leitos de UTI adulto COVID, que estavam disponibilizados no Hospital no Coração. - A taxa de ocupação de leitos de enfermaria geral do SUS se manteve superior em relação aos leitos privados, na última semana. Em relação a ocupação de leitos de UTI geral, observou-se uma taxa de ocupação maior dos leitos SUS em relação aos leitos privados, na última semana analisada".

Afastamentos

Os dados revelam ainda que houve aumento no número de afastamento de profissionais de saúde nas unidades de Londrina e cidades na área da 17a regional de saúde.

Mesmo com o alerta ainda não houve anúncio de medidas mais restritivas de circulação. O prefeito Marcelo Belinati PP publicou novo decreto esta semana reforçando a faixa de horário do comércio, shoppings, galeria , bares e restaurantes.

No entanto, houve maior flexibilização pontual no varejo por conta da black friday. A secretaria de saúde tem conhecimento do estudo , mas ainda não se posicionou sobre o assunto.

Em entrevista ao grupo tarobá esta semana, o Secretário Municipal de Saúde Felippe Machado reforçou as recomendações de proteção individual e distanciamento social, mas garantiu que  há leitos disponíveis e a taxa de ocupação está em níveis razoáveis.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá