Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

STF autoriza empresas de economia mista a fazer gestão do trânsito

21/12/20 às 10:54 - Escrito por Fernando Brevilheri
siga o Tarobá News no Google News!

Empresas municipais e estaduais estão autorizadas a realizar a gestão do trânsito conforme decisão do Supremo Tribunal Federal STF dada no final de outubro. O precedente veio do julgamento de uma ação do Ministério Público de Minas Gerais contra a Empresa que gerencia o Trânsito em Belo horizonte a BH Trans. 

O relator do processo, Ministro Luiz Fux escreveu: “É constitucional a delegação do poder de polícia, por meio de lei, a pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração Pública indireta de capital social majoritariamente público que prestem exclusivamente serviço público de atuação própria do Estado e em regime não concorrencial". 

A decisão de Fux atinge Londrina. A CMTU foi alvo de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça STJ que não reconhecia a gestão do trânsito pelo órgão municipal. A medida acolheu ação de um advogado londrinense. Os agentes municipais de trânsito no entanto, nunca pararam de aplicar multas.  

Leia mais:

Imagem de destaque
MANDE SEU VÍDEO

Golaço! Primeira Hora estreia novo quadro e mostra os peladeiros de Londrina

Imagem de destaque
NO CENTRO DA CIDADE

Projeto prevê novo camelódromo com 500 lojas, estacionamento e praça de alimentação em Londrina

Imagem de destaque
MUDANÇAS

Justiça autoriza reajuste nas tarifas de ônibus metropolitanos e rodoviários

Imagem de destaque

Marco Brasil: “Quero ser a voz de Londrina na Câmara”

Motoristas que se sentiram prejudicados entraram na justiça com base na decisão no STJ, no entanto, a medida deve ser revertida conforme decidiu o STF. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá