Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Terminal Urbano pode virar Shopping?

22/01/21 às 09:51 - Escrito por Fernando Brevilheri
siga o Tarobá News no Google News!

A paralisação desta sexta-feira 22, reacende o necessário debate sobre o modelo do Transporte Coletivo em todo Brasil e revela como a conta não fecha. 

A Pandemia do novo coronavírus apenas acelerou um processo de ruptura no atual sistema que já estava em crise. As operadoras estão operando no vermelho há anos, e em poucas cidades do país o transporte público por meio de ônibus é viável. 

No início dos anos 2000, o setor de transporte coletivo sentiu a uma queda no número de passageiros com a chegada do mototáxi. No mesmo período, o governo deu incentivos à indústria automotiva que aumentou a produção e conseguiu alavancar as vendas. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MANDE SEU VÍDEO

Golaço! Primeira Hora estreia novo quadro e mostra os peladeiros de Londrina

Imagem de destaque
NO CENTRO DA CIDADE

Projeto prevê novo camelódromo com 500 lojas, estacionamento e praça de alimentação em Londrina

Imagem de destaque
MUDANÇAS

Justiça autoriza reajuste nas tarifas de ônibus metropolitanos e rodoviários

Imagem de destaque

Marco Brasil: “Quero ser a voz de Londrina na Câmara”

A estabilidade econômica e a redução nas taxas deram ao consumidor uma condição de financiar um veículo em 72 vezes com prestações que cabem no bolso e mesmo sabendo que estava caro, o usuário preferiu o conforto e o status a enfrentar as filas e coletivos lotados todos os dias. 

Sem entrar em outros fatores como preços de insumos, combustíveis, internet, carga tributária e elevado custo de mão de obra, a tecnologia trouxe um fenômeno que pode colocar de vez a pá de cal no transporte coletivo: os apps. 

Estranhamente o transporte coletivo conviveu décadas com o serviço de táxi em todo mundo, mas não está resistindo aos serviços de viagem por aplicativo. Mesmo sendo mais caro, o transporte de aplicativo oferece vantagens que o mais eficiente serviço de ônibus não consegue competir. 

Os “motoristas de apps” pegam o passageiro onde quer que ele esteja e o deixa no destino exato com precisão, conforto, rapidez e segurança. Em Londrina, o último levantamento era de cinco mil profissionais, mas a estimativa é que mais de 15 mil estejam operando. 

O transporte público ainda não entrou em colapso porque no final do mês ainda é mais barato andar de ônibus com vale transporte ou mesmo pagando no dia a dia. 

Em Londrina, o desequilíbrio econômico-financeiro levou operadoras a buscar empréstimos para pagar folha de pagamento. Aliás a manifestação dos trabalhadores é porque não receberam o adiantamento salarial, famoso Vale, que algumas empresas ainda tem fluxo de caixa para pagar. 

Se o sistema de transporte coletivo não mudar urgentemente, com certeza os terminais de transporte coletivo vão se transformar em shoppings ou supermercados. Quem viver verá. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá