Linha 4

fernando-brevilheri

Publicidade

Trabalhadores do transporte esperam adiantamento para esta quinta-feira

Fernando Brevilheri

foto: arquivo

Os trabalhadores da TCGL e Londrisul esperam para esta quinta-feira 22, o pagamento do adiantamento salarial conforme acordo firmado com as empresas para dar fim à paralisação do início do mês. 

A categoria está mobilizada e não descarta novas manifestações em caso de atraso ou descumprimento de tratativas do acordo. 

Nesta terça-feira 20, houve mais uma rodada de negociações entre o Sinttrol -Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Londrina, TCGL, Londrisul e CMTU. O encontro foi na sede do sindicato. 

O presidente do Sinttrol, José Aparecido Faleiros disse os trabalhadores não vão admitir qualquer retrocesso nas conquistas históricas da categoria. 

 Já as empresas reafirmaram a necessidade de aporte financeiro por conta da queda significativa no número de passageiros que impactou negativamente nas receitas dificultando o cumprimento do acordo coletivo. 

De acordo com a ata da reunião, as empresas propuseram renovação integral do acordo coletivo principal sem qualquer reajuste de cláusulas econômicas; a suspensão por dois anos do acordo coletivo de trabalho que trata do PPR – programa de participação nos resultados: e suspensão de contribuições custeadas pelas empresas. 

A CMTU relatou que a expectativa de vacinação e volta as aulas para o início do ano não se confirmou como previsto e sugeriu que empresas e trabalhadores renovem os termos ainda que sem reajuste de salário. 

O sindicato reforçou que não vai tolerar atrasos nos salários e defendeu um acordo entre poder público e empresas. É que as operadoras do transporte pediram reajuste na tarifa o que não foi autorizado até agora pelo prefeito Marcelo Belinati PP. A folha de pagamento das empresas é o item que tem maior peso na composição da tarifa do transporte coletivo. 

 

Os artigos dos blogs não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade