Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Você sabe em quem vai votar primeiro?

03/11/20 às 13:36 - Escrito por Fernando Brevilheri
siga o Tarobá News no Google News!

Esta é uma pergunta simples, mas boa parte dos eleitores não sabe se primeiro aparece o número do vereador ou do prefeito na urna eletrônica. A justiça eleitoral reforça que os cidadãos devem ficar atentos a este detalhes.

Quando a urna eletrônica é liberada e o eleitor vai para a cabine de votação, a primeira opção que aparece na tela é para VEREADOR com cinco dígitos. O eleitor deve prestar atenção que vai piscar o primeiro quadrinho para inserir o número.

Ao concluir a digitação dos cinco dígitos para vereador vai aparecer a foto do candidato. Se o eleitor se certificar que é aquele que tem intenção de votar é só aperta a tecla CONFIRMA. Caso não seja o escolhido, o eleitor deve teclar CORRIGE e refazer o procedimento. Feito isso a urna emite um sinal sonoro característico.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANDE SEU VÍDEO

Golaço! Primeira Hora estreia novo quadro e mostra os peladeiros de Londrina

Imagem de destaque
NO CENTRO DA CIDADE

Projeto prevê novo camelódromo com 500 lojas, estacionamento e praça de alimentação em Londrina

Imagem de destaque
MUDANÇAS

Justiça autoriza reajuste nas tarifas de ônibus metropolitanos e rodoviários

Imagem de destaque

Marco Brasil: “Quero ser a voz de Londrina na Câmara”

Em seguida, vai surgir a próxima eleição que é para prefeito com DOIS dígitos. O eleitor vai digitar o número do candidato e mais uma vez deve aguardar aparecer a foto do candidato. Caso seja o escolhido, aperta a tecla CONFIRMA. 

O cidadão que clicar um número inexistente e CONFIRMAR na tecla verde, este voto será NULO. A urna também disponibiliza a tecla BRANCO caso o eleitor não queira votar em nenhum candidato ou anular.

O TSE- Tribunal Superior Eleitoral permite que o eleitor leve uma "cola" com os números dos candidatos em quem ele quer votar. Mas atenção. Não aceite a colinha de cabos eleitorais que podem estar distribuindo panfletos no dia das eleições. Isso pode configurar propaganda de Boca de Urna o que é proibido no dia do pleito.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá