Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Assessoria de Inovação do TRE-PR participa do Enastic 2024

12/06/24 às 09:37 - Escrito por TRE-PR
siga o Tarobá News no Google News!

Entre os dias 4 e 6 de junho, em Belém (PA), foi realizada a 2ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (Enastic) da Justiça Eleitoral. O evento, que contou com cerca de 250 participantes de todo o país, teve como objetivo promover a reflexão a respeito de temáticas relevantes para a implementação de metodologias de trabalho inovadoras no âmbito eleitoral.


O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) foi representado pela assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio. Ela participou do painel "Inovação na Justiça Eleitoral: uma visão dos laboratórios", durante o segundo dia do evento.


Em sua apresentação, a servidora do TRE-PR demonstrou a contribuição do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods-PR) no “Portal Eleições 2024”, projeto agraciado com a segunda colocação no “I Prêmio de Inovação Eleitoral”, na categoria Gestão da Informação e do Conhecimento. 

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA

TSE pode requisitar tempo de emissoras de rádio e TV para comunicados

Imagem de destaque
ELEIÇÕES

TSE começa a punir pré-candidatos por uso de Inteligência Artificial

Imagem de destaque
SRO

TSE tem sistema para regularizar contas eleitorais não prestadas

Imagem de destaque
INICIATIVA

TRE convida pessoas com deficiência para atuar como mesárias


Ela mostrou ainda a campanha de incentivo à participação de pessoas com deficiência como mesárias nas eleições e as facilitações promovidas pelo Liods utilizando a abordagem conhecida como “design etnográfico”, a exemplo da “Oficina de Linguagem Simples” para chefes de Cartório de Curitiba e da reunião promovida para a inclusão de pessoas com deficiência no processo eleitoral.



Programação



primeiro dia do encontro debateu as principais mudanças no modelo de trabalho e o uso das tecnologias na Justiça Eleitoral. As palestras abordaram temas como a integração humana e tecnológica, a Inteligência Artificial (IA) e as habilidades e ferramentas para liderar uma organização em um contexto de incertezas. 

No dia 5 de junho, os assuntos tratados foram o impacto da IA para a desinformação e para o processo eleitoral, a importância da integração universidade-tribunal para estimular a inovação, os desafios da cibersegurança na Justiça Eleitoral, a modernização de serviços e a liderança em tempos de Inteligência Artificial Generativa (Gen-IA). 


último dia do evento trouxe exemplos do uso da tecnologia para promover a inclusão das pessoas no processo eleitoral. A programação contou ainda com o painel sobre o projeto “Eleições do Futuro” e palestras que abordaram os desafios frente a desastres naturais e situações de calamidade e a automação em gestão estratégica.


A edição 2024 do Enastic foi promovida em uma parceria entre o J.Ex Legal e o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, que recebeu o evento nacional pela primeira vez.



Outras edições


O TRE-PR sediou, entre os dias 21 e 23 agosto de 2023, a 1ª edição do Enastic da Justiça Eleitoral, que contou com palestras, painéis e workshops com os principais nomes da Tecnologia da Informação, Inovação e Sustentabilidade de todo o país. 


O próximo anfitrião do encontro, previsto para 2025, será o TRE de Pernambuco.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá