Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Conheça a ordem de votação na urna eletrônica nestas eleições

13/06/24 às 09:10 - Escrito por TSE
siga o Tarobá News no Google News!

Em 6 de outubro deste ano, será realizado o primeiro turno das Eleições Municipais 2024. Você já sabe qual é a ordem de votação na cabine? Se não sabe, não se preocupe! Nesta matéria, vamos mostrar como será o procedimento individual na urna eletrônica no dia do pleito, que ocorrerá em mais de 5,5 mil municípios por todo o país. Já adiantamos: de acordo com a legislação eleitoral, primeiramente, você digita o voto para vereador e, depois, para prefeito.


O número para vereador é composto de cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político e os três seguintes identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Caso você só queira votar na legenda, após informar o número do partido, basta apertar o botão “CONFIRMA”.


Já para o cargo de prefeito, são apenas dois dígitos. Confira as fotos, o número, os nomes do candidato e do vice e a sigla do partido. Se as informações estiverem corretas, é só clicar no botão “CONFIRMA”.

Leia mais:

Imagem de destaque
TSE

Confira o limite de gastos das campanhas para prefeito e vereador

Imagem de destaque
CRESCIMENTO

Paraná chega a 8,65 milhões de eleitoras e eleitores em 2024

Imagem de destaque
NORTE PIONEIRO

MP recomenda e prefeito de Bandeirantes suspende lançamento de pré-candidatura

Imagem de destaque
ATÉ AGOSTO

Confira o passo a passo para registrar uma candidatura na Justiça Eleitoral



2º turno



Caso necessário, o segundo turno das eleições está marcado para 27 de outubro. Este pleito, se houver, ocorrerá apenas para o cargo de prefeito.


A segunda etapa de votação somente será realizada nas cidades com mais de 200 mil eleitoras e eleitores nos casos em que a candidata ou o candidato mais votado no primeiro turno não tenha alcançado metade mais um dos votos válidos, que são os votos dados somente a candidatos. Assim, disputarão o segundo turno os dois concorrentes mais votados no dia 6 de outubro.



Vamos treinar no simulador?


Conheça o Simulador de Votação, ferramenta disponível no Portal do TSE que permite às eleitoras e aos eleitores treinar com precisão o passo a passo do que deverá ser feito na cabine, como se estivessem diante da urna eletrônica no dia do pleito.


A página conta com candidatas, candidatos e partidos fictícios, para fins didáticos e melhor aprendizado.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá