Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

No Paraná mesários têm direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos

11/06/24 às 22:12 - Escrito por TRE
siga o Tarobá News no Google News!

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou o programa Mesário Voluntário com o objetivo de aumentar o número de mesários. No dia da eleição, são eles os responsáveis por atender ao eleitorado recolhendo e conferindo assinaturas no caderno de votação. Esse processo é um dos que garantem a segurança do processo eleitoral.


Quem pode ser mesário?


Para ser um mesário voluntário, é necessário ser cidadã ou cidadão com mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. As pessoas com deficiência também podem participar ativamente desse processo: basta indicar a eventual deficiência ao se cadastrar como mesário voluntário.

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA

TSE pode requisitar tempo de emissoras de rádio e TV para comunicados

Imagem de destaque
ELEIÇÕES

TSE começa a punir pré-candidatos por uso de Inteligência Artificial

Imagem de destaque
SRO

TSE tem sistema para regularizar contas eleitorais não prestadas

Imagem de destaque
INICIATIVA

TRE convida pessoas com deficiência para atuar como mesárias


Quais as vantagens de ser mesário?


No Paraná, as mesárias e os mesários que trabalharem no dia da eleição têm direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos, como cinemas, shows, circos e jogos. A Lei Estadual nº 21.931/2024, proposta pelo deputado Alexandre Curi e sancionada pelo governador em abril, dá direito a 50% de desconto na compra das entradas dos eventos mediante a comprovação de que trabalhou como mesário nos últimos dois anos.


Confira os benefícios de quem trabalha como mesário na eleição:


Meia-entrada em eventos culturais e esportivos;


Vale refeição no valor de R$ 60,00 em cada turno da eleição;


Dispensa do serviço pelo dobro dos dias de trabalho prestado à Justiça Eleitoral sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Lei 9.504/97, art. 98);


Horas complementares em cursos universitários;


Vantagem no critério de desempate em concursos públicos, caso previsto no edital;


Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital;


Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual, de acordo com a Lei Nº 19.196/2017, se previsto no edital.


Como ser mesário?


As inscrições para ser mesário nas Eleições de 2024 podem ser feitas pelo formulário no site do TRE-PR ou pelo aplicativo e-Título. Para realizar a inscrição via formulário, é necessário informar CPF, nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato. Pelo aplicativo, basta baixá-lo no seu celular e, após fazer o login, clicar na aba “Mais opções”, na opção “Mesário voluntário” e confirmar a inscrição.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá