Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pesquisadores portugueses e UTFPR conhecem sistema eletrônico

16/06/24 às 17:21 - Escrito por TRE-PR
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta sexta-feira (14), pesquisadores da Universidade de Aveiro (Portugal) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conheceram o sistema eletrônico de votação brasileiro. O evento aconteceu no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e fez parte das atividades preparatórias da II Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados, que a UTFPR sediará na próxima semana.


Participaram do evento o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do TRE-PR, o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade, diretor do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e o Prof. Dr. João Marques, que coordena projetos em inovação em órgãos públicos de Portugal e de outras instituições internacionais. O secretário de Tecnologia da Informação (SECTI) do Tribunal, Gilmar José Fernandes de Deus, fez uma palestra sobre a segurança das urnas.


O professor da UTFPR Christian Carlos Souza Mendes considerou que a visita foi muito importante para conhecer o processo eleitoral. “É um processo extremamente robusto, muito bem feito, muito bem planejado. O sistema é totalmente aberto, para que as pessoas possam identificar, validar, verificar”, conta.

Leia mais:

Imagem de destaque
ATÉ AGOSTO

Confira o passo a passo para registrar uma candidatura na Justiça Eleitoral

Imagem de destaque
'NO CAMINHO DA PAZ'

Filtro da campanha das eleições 2024 está disponível no Facebook

Imagem de destaque
TUTORIAL

Guia CANDex 2024 bate recorde de acessos no canal do TSE no YouTube

Imagem de destaque
ENTENDA

TSE pode requisitar tempo de emissoras de rádio e TV para comunicados


Já o professor doutor João Marques afirmou que pôde constatar aquilo que já é de reconhecimento internacional sobre as eleições no Brasil: “o voto eletrônico brasileiro é uma referência de agilidade e transparência. Tive a oportunidade de conhecer melhor a forma como as barreiras de segurança permitem que esse seja um sistema fielmente transparente, seguro e confiável”.


Presenças


Também participaram do encontro a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; o coordenador de Infraestrutura de TI, Max Luiz de Carvalho; a coordenadora de Sistemas, Desiree Hernandez Mausbach Ricco; e o coordenador de Serviços e Ambiente, Marcos Fábio Portela. Pela UTFPR, estiveram presentes os professores Lincoln Herbert Vieira, Ricardo Fernandes da Silva e Ana Paula Myszczuk. 


Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá