Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com novas diretrizes e categorias, vem aí o 67º Salão Paranaense

10/09/20 às 11:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em 2020, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná comemora 50 anos de fundação e chega também à 67º edição do Salão Paranaense de Arte Contemporânea, tradicional prêmio aberto a artistas brasileiras e brasileiros de todo o território nacional. As inscrições já estão abertas e vão até 25 de outubro.

Esta edição do Salão Paranaense apresenta uma série de reformulações expressas em novas categorias de premiação, além de novas diretrizes e critérios de seleção de trabalhos.

Tendo em vista o contexto pandêmico, o prêmio passou por reformulações estruturais em suas categorias para abarcar trabalhos artísticos que tenham novas mídias como ponto de partida de suas propostas, permitindo assim a apresentação destas obras, tendo a internet como suporte principal.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

25º Festival Kinoarte de Cinema premia vencedores de curtas-metragens

Imagem de destaque
PROGRAMAÇÃO

Festival Kinoarte movimenta o fim de semana com sessões de cinema no Villa Rica

Imagem de destaque
A MAGIA DA TELONA

Começa nesta sexta a 25ª Edição do Festival Kinoarte de Cinema em Londrina

Imagem de destaque
CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Festival de Graffiti Capstyle será neste final de semana em Londrina

Além de um destaque inédito para arte contemporânea digital, o 67º Salão Paranaense reforça uma profunda revisão crítica sobre a coleção do Museu e as lacunas históricas que nela existem. Considerando que grande parte do acervo do museu é formado por obras premiadas pelo Salão, e uma parcela expressiva destas obras tem como autores artistas homens cisgênero brancos, esta edição do prêmio tem como objetivo ampliar a diversidade de vozes e narrativas representadas neste acervo.

A comissão julgadora levará em consideração, portanto, critérios de representatividade social e pluralidade de trabalhos artísticos - diretrizes que já vêm sendo consideradas pela diretoria na escolha da programação curatorial e expositiva nos últimos anos.

Aberto a artistas brasileiras e brasileiros de todo o território nacional, o 67º Salão Paranaense irá premiar 30 propostas com o valor de R$ 5.000/cada. Bem como em edições anteriores, o salão oferece um mesmo prêmio de participação a todas e a todos os artistas participantes, sem distinção de valores por categoria classificativa.

NOVAS CATEGORIAS - Acompanhando os desdobramentos da pandemia e com ela as necessidades de repensar a produção e a apresentação da arte contemporânea pela importância do distanciamento social, além de enfatizar o processo de revisão de sua história e políticas de acervo e aquisição do MAC-PR, a edição 67 do Salão Paranaense irá contemplar trabalhos artísticos nas quatro seguintes categorias:

CATEGORIA 1: 8 (oito) trabalhos realizados de arte digital, linguagem web arte e ou audiovisual que usem a web como interface.

CATEGORIA 2: 8 (oito) trabalhos produzidos em linguagens como pintura, escultura, fotografia, gravura, desenho, videoarte e instalação.

CATEGORIA 3: 6 (seis) propostas de ações performances ou intervenções urbanas para serem feitas durante o período da exposição.

CATEGORIA 4: 8 (oito) textos de reflexão crítica sobre arte contemporânea a partir do tema “poéticas e políticas de reparação”.

Como órgão público, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná entende que suas ações integram um plano estratégico maior de soluções para a cultura, reforçando o papel fundamental da arte na vida em sociedade e convoca as(os) artistas a pensar, de forma coletiva, como criar novas experiências artísticas no ambiente digital.

“Vivemos um momento único, no qual não é possível produzir uma exposição que ignore o que está acontecendo. Nesse sentido, as novas diretrizes do museu apontam como sendo fundamental a realização de mostras que sejam não apenas visitáveis, mas também socialmente relevantes”, afirma a diretora do museu, Ana Rocha.

As inscrições para o 67º Salão Paranaense de Arte Contemporânea já estão abertas e vão até 25 de outubro, e deverão ser feitas por meio do preenchimento de formulário online, disponibilizado no site do museu (hiperlink). O edital completo com todas as informações também pode ser encontrado acessando o site do MAC-PR.

Dúvidas e demais informações: [email protected] .

 SERVIÇO - 67º Salão Paranaense de Arte Contemporânea.

Inscrições: 10 de setembro até 25 de outubro.

Edital e formulário de inscrição: www.mac.pr.gov.br

Realização: Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná e Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá