Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Festival de Dança: As mil faces do feminino

11/10/18 às 16:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A atriz-bailarina conta que, num museu, encontra um quadro com uma mulher igualzinha a ela, que olha para um outro quadro, com outra mulher idêntica a ela ad infinitum. Todas as mesmas mulheres, falando outras línguas. Míticas ou verdadeiras, quem saberá? Constituída por pequenos fragmentos narrativos, falados e cantados em diversos idiomas, “Mulher sem fim” suscita olhares, imagens e discussões acerca do gênero feminino como agregado de convenções, memórias e estereótipos. O espetáculo de Andréia Nhur (São Paulo-SP) tangencia um dos principais temas do 16° Festival de Dança de Londrina – o protagonismo feminino – e será apresentado nesta quinta-feira, dia 11, às 20 horas, no Teatro Ouro Verde. Os ingressos custam R$10 e 5 (meia-entrada) e estão disponíveis nos três pontos de venda do evento.

Neste trabalho, uma performer que se identifica como “mulher” apresenta inúmeras versões de si mesma, transitando entre dança, teatro, música e performance para edificar um corpo constantemente trespassado por ecos de mulheres presentes nas memórias de diversas culturas. Elas vão de Madame Bovary a Lady Macbeth, passa por uma macaca selvagem, atravessa Carmen Miranda e chega até Dadá, a cangaceira.  Traça, assim, uma dramaturgia da transformação corpórea de uma performer desenhando e apagando sua própria condição de gênero, por meio de citações de outras mulheres.

A lógica dramatúrgica utilizada remonta à ideia de narrativa em abismo, cunhada pelo escritor André Gide, e faz referência a uma estrutura composta por outras estruturas de mesma natureza, em espelhamento infinito. Como a forma condensa discursos, não há agenda feminista única que oriente uma mensagem, mas um redemoinho de questões que se colocam em relevo: são feminismos sem fim, como vozes em confusão para marcar presença e re-existência.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

25º Festival Kinoarte de Cinema premia vencedores de curtas-metragens

Imagem de destaque
PROGRAMAÇÃO

Festival Kinoarte movimenta o fim de semana com sessões de cinema no Villa Rica

Imagem de destaque
A MAGIA DA TELONA

Começa nesta sexta a 25ª Edição do Festival Kinoarte de Cinema em Londrina

Imagem de destaque
CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Festival de Graffiti Capstyle será neste final de semana em Londrina


Para mais informações, clique aqui


(Com informações N.com / TV Tarobá / Fotos: Danilo Batista e Paola Bertolini)  

© Copyright 2023 Grupo Tarobá