Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Personagem inspirou síndrome sobre eterna infância

03/03/18 às 08:05 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Peter Pan tornou-se um personagem ícone ao longo dos anos, simbolizando as figuras que se recusam a envelhecer. O comportamento até gerou a síndrome de Peter Pan, detalhada em um livro escrito pelo psicólogo Dan Kiley, no qual descreve rasgos de irresponsabilidade, rebeldia, cólera, narcisismo, dependência e negação ao envelhecimento. Para Kiley, crianças superprotegidas adquirem este distúrbio que podem levar para vida toda.

O personagem foi criado pelo escocês James Matthew Barrie (1860-1937), no início do século passado. Primeiro, de relance em um romance, depois como protagonista da peça Peter Pan, ou O Menino Que Não Cresceu, estreada em Londres, em 1904. Contava a história do menino criado por fadas que, além de poder voar, vivia em uma terra mágica chamada Neverland (ou Terra do Nunca), onde não envelhecia jamais.

A inspiração teria nascido de personagens reais, os filhos de Sylvia Llewelyn Davies, uma dona de casa viúva a quem o escritor conheceu por acaso, para criar o mundo mágico de Neverland. Em 1911, com a publicação do romance Peter and Wendy (ou simplesmente Peter Pan), Barrie narra a clássica história dos irmãos Darling, Wendy, João e Miguel (Wendy, John e Michael, em inglês), que acompanham Peter Pan em uma jornada pela Terra do Nunca, onde enfrentam piratas, liderados pelo Capitão Gancho. No final do romance, Peter visita uma Wendy já adulta.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

25º Festival Kinoarte de Cinema premia vencedores de curtas-metragens

Imagem de destaque
PROGRAMAÇÃO

Festival Kinoarte movimenta o fim de semana com sessões de cinema no Villa Rica

Imagem de destaque
A MAGIA DA TELONA

Começa nesta sexta a 25ª Edição do Festival Kinoarte de Cinema em Londrina

Imagem de destaque
CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Festival de Graffiti Capstyle será neste final de semana em Londrina

As aventuras de Pan e sua disposição para nunca sair da infância representariam também um consolo para o autor escocês, que lamentava a falta de amor de sua mãe e de sua mulher. Segundo biógrafos, Barrie escreveu a peça numa tentativa de definir seu remorso por perder sua infância e nunca ter tido um filho ou filha como Peter ou Wendy.

O personagem foi tema de inúmeras publicações, no teatro e também no cinema, com destaque para a versão animada de Walt Disney, de 1953, e do longa Hook - A Volta do Capitão Gancho (1991), de Steven Spielberg, sequência do livro de Barrie e com Robin Williams vivendo um Peter Pan adulto.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá