Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Redes sociais do MON apresentam curiosidades sobre a arquitetura do Museu

25/07/20 às 10:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Museu Oscar Niemeyer (MON) lançou uma série nas redes sociais que conta um pouco mais sobre a arquitetura e o processo de construção do Museu. Os posts temáticos fazem parte da ampla programação virtual, com conteúdo educativo e dinâmico, que a instituição tem oferecido ao público desde o início da quarentena, em março.

Isso inclui oficinas artísticas, mediações a exposições, entrevistas e visitas a ateliês de artistas e mostras virtuais, entre outras atividades. Os posts relacionados à arquitetura do Museu, que são publicados às sextas-feiras, têm tido grande aceitação do público, alcançando mais de 23,6 mil visualizações numa única postagem.

OLHO - Maior museu de arte da América Latina, com 35 mil metros quadrados de área construída e 17 mil de áreas expositivas, o MON é uma das mais arrojadas obras projetadas por Oscar Niemeyer.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

25º Festival Kinoarte de Cinema premia vencedores de curtas-metragens

Imagem de destaque
PROGRAMAÇÃO

Festival Kinoarte movimenta o fim de semana com sessões de cinema no Villa Rica

Imagem de destaque
A MAGIA DA TELONA

Começa nesta sexta a 25ª Edição do Festival Kinoarte de Cinema em Londrina

Imagem de destaque
CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Festival de Graffiti Capstyle será neste final de semana em Londrina

Entre as curiosidades descritas nos posts está o processo de construção do prédio do Olho, num intenso trabalho que durou seis meses ao longo de 2002.

Idealizado para abrigar um museu, sua estrutura possui 70 metros de comprimento e 30 metros de altura e está apoiada por uma torre de cinco andares. Em paralelo à construção, ocorreu a reestruturação do antigo edifício, projetado por Niemeyer em 1967.

Outro post da série conta que tal prédio foi idealizado por Niemeyer para ser a nova instalação do Instituto de Educação do Paraná (IEP). Este, entretanto, nunca chegou a funcionar no local. Quando a obra foi concluída, em 1978, o prédio passou a servir como sede das secretarias do Estado do Paraná, função exercida até o início dos anos 2000, quando começaram as negociações para a transformação do espaço num museu de arte.

Oscar Niemeyer tinha então 93 anos. Num primeiro momento, o arquiteto projetou dois espaços cobertos em cima do edifício principal, mas, ao ser informado posteriormente sobre a grandiosidade do terreno, o arquiteto criou outro projeto – o que tinha o anexo em forma de olho.

SOBRE O MON - O Museu Oscar Niemeyer pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.

No total, o acervo conta com aproximadamente sete mil peças, abrigadas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

PANDEMIA - O MON está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determinou o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspendeu os eventos artísticos e culturais a partir do dia 17 de março de 2020, por causa da pandemia.

(AEN)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá