Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sem incentivos, meio dos musicais sumiria

14/02/19 às 07:45 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Desde a estreia de Les Misérables em 2001, o mercado de musicais se estabeleceu no Brasil, criando uma série de novos empregos - em média, 100 por peça. Mas esse mercado, acreditam os produtores, não se sustentaria sem a Lei Rouanet.

"Muitas vezes, a bilheteria não mantém um espetáculo", comenta Renata Borges Pimenta, da Touché Entretenimento, responsável por trabalhos premiados como Peter Pan. Ela concorda, porém, com a redução para R$ 10 milhões do teto do valor dos projetos - hoje, a cifra máxima é de R$ 60 milhões, com até 16 projetos. "Se o produtor fizer um grande espetáculo por ano, ou dois de portes menores, é o suficiente. E esse teto vai obrigar os patrocinadores a buscarem outros produtores e novos projetos. O que torna a lei mais democrática", acredita.

Também apoia João Elias, diretor executivo de Cia. de Dança Deborah Colker. "Com a redução, o bolo fica maior e vai obrigar os produtores a cuidarem muito bem de seus projetos", observa ele, cuja companhia pode sofrer alteração no patrocínio da Petrobras. Atenta a essa possível mudança na Rouanet, Aniela Jordan, da Aventura Entretenimento, uma das principais produtoras de musicais do País, acredita que a redução pode incentivar a criação de outras empresas. "Pois assim, será possível que mais projetos sejam contemplados", afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

25º Festival Kinoarte de Cinema premia vencedores de curtas-metragens

Imagem de destaque
PROGRAMAÇÃO

Festival Kinoarte movimenta o fim de semana com sessões de cinema no Villa Rica

Imagem de destaque
A MAGIA DA TELONA

Começa nesta sexta a 25ª Edição do Festival Kinoarte de Cinema em Londrina

Imagem de destaque
CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Festival de Graffiti Capstyle será neste final de semana em Londrina

Todos são contrários ao aumento para 20% na quantidade de ingressos gratuitos em eventos beneficiados com recursos da lei - a cifra pode chegar a até 40%. "Muitas vezes, o produtor precisa utilizar o dinheiro da bilheteria para custear a produção", diz Renata, que explica para onde vai cada parte de um ingresso: 12% para direitos autorais, de 5% a 10% para direção artística, 10% para divulgação e patrocinador, 10% para produção e 20% de ingresso de preço popular. "A conta não fecha."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá