Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cinemis de setembro tem foco na natureza brasileira

30/08/19 às 10:03 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Cinemis, programação permanente de filmes do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), exibirá em setembro  filmes brasileiros que, de alguma maneira, desbravam a natureza como cenário ou mesmo como assunto principal. As sessões acontecem às terças e quintas-feiras, sempre às 16 horas. A entrada é gratuita.

A programação abre na terça (03/09) com Taego Ãwa (2016), de Marcela Borela e Henrique Borela. O longa-metragem é realizado a partir de um encontro com os índios Ãwa na Ilha do Bananal, no estado de Tocantins, suscitado por antigas fitas VHS que documentam a colonização do Brasil Central.

Na quinta (05) – Dia da Amazônia – será exibido o premiado Hiper mulheres (2012), de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro, uma produção do projeto Vídeo nas Aldeias (VNA), precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil, criado em 1986.

Leia mais:

Imagem de destaque
'PÉS QUE SANGRAM'

Curta “Pés que Sangram” será exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes

Imagem de destaque
NESTA TERÇA-FEIRA

Sesc Cadeião: Sessão Kinopus exibe curta “A Grande Nuvem de Magalhães”

Imagem de destaque
DOCUMENTÁRIO

Documentário “Ennio, O Maestro” abre comemorações de 70 anos do Ouro Verde

Imagem de destaque
DOCUMENTÁRIO

'Kobra Auto Retrato' entra em cartaz no Cine Teatro Ouro Verde

O CineMIS de setembro também inclui o documentário Sob a pata do boi (2018), dirigido por Marcio Isensee Sá. O filme traz um panorama histórico e econômico da pecuária no país e seu impacto ambiental na floresta amazônica. Entre os longas-metragens de ficção incluídos no calendário do mês estão o singelo Jonas e o circo sem lona (2016), de Paula Gomes, e o divertido Apart Horta (2015), assinado por Cecilia Engels. Em ambos a natureza permeia as relações interpessoais.

Há, ainda, Baré, povo do rio (2015), de Tatiana Toffoli, que retrata a vida e os costumes dos habitantes do noroeste amazônico falantes do nheengatu, língua difundida pelos carmelitas no período colonial. Ainda na senda do retrato de costumes está o longa paranaense A grande nuvem cinza (2016), que acompanha por três anos a vida de cinco famílias plantadoras de tabaco da região Central do Estado. O filme esteve em diversos festivais no Brasil e no mundo, como o Nafa, na Romênia, e o Family Film Project, em Portugal, no qual ganhou o Prêmio do Júri.

Fecha a programação do mês Sementes do Nosso Quintal (2014), de Fernanda Heinz Figueiredo, filme que planta uma semente de esperança para o futuro por meio da educação.

Quase todos os filmes de setembro do CineMIS estão na Videocamp, uma plataforma de difusão de filmes de impacto disponibilizados para exibições públicas gratuitas.

Segundo a diretora do MIS-PR, Cristiane Senn, a programação, que tem curadoria dela e de Ana Paula Málaga, coordenadora de programação do museu, surge num contexto “em que se fazem urgentes as reflexões sobre o chão em que pisamos. E o audiovisual é um ambiente muito importante nesse contexto”.

“A difusão de imagens e ideias de natureza, seja na forma de documentários investigativos, na observação de povos e culturas ou nas ficções em que a natureza se conecta aos seres de modo sutil, ajuda a promover a consciência do ser humano como parte da natureza e, portanto, como agente responsável de suas ações sobre ela. Paralelamente a isso, deparamo-nos com o Videocamp, essa plataforma de difusão que oferece um conteúdo precioso e diverso”, destaca a diretora.

Serviço
CineMIS setembro – natureza em foco

De 03 a 26 de setembro de 2019
Exibições às terças e quintas-feiras, às 16h
Museu da Imagem e do Som do Paraná
Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro - Curitiba
Entrada gratuita

Programação: 
03/09
Taego Awa (de Henrique Borela, Marcela Borela, 2016, 75 min
Classificação: 12 anos

05/09
As Hiper Mulheres (de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro, 2013, 1h20)
Classificação: 12 anos

10/09
Apart Horta (de Cecilia Engels, 2015, 55 min)
Classificação livre

12/09
Sob a pata do boi (de Marcio Isensee e Sá, 2018, 49 min)
Classificação livre

17/09
A grande nuvem cinza (de Marcelo Munhoz, 2016, 1h12
Classificação livre

19/09
Baré, o povo do rio (de Tatiana Toffoli, 2015, 1h03)
Classificação livre

24/09
Jonas e o circo sem lona (de Paula Gomes, 2016, 1h21)
Classificação livre

26/09
Sementes do nosso quintal (de Fernanda Heinz Figueiredo, 2014, 1h56)
Classificação livre


Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br



© Copyright 2023 Grupo Tarobá