Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

"Me Chame Pelo Seu Nome" retrata a prazerosa e dolorosa descoberta do primeiro amor

18/01/18 às 08:21 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

"Me Chame Pelo Seu Nome" pode ser definido como uma história intensa de amor, que como em todo clichê, tem seu início, meio e fim. Porém, o filme dirigido pelo italiano Luca Guadagnino demora tanto para engatar alguma ação que faz parecer que estamos assistindo eternamente uma propaganda de margarina com pessoas felizes e saudáveis. Não é difícil ficar encantado pelas belas paisagens de uma Itália dos anos 80 e seu verão cheio de cores e temperatura quente. Ou de não se sentir atraída pelos personagens mais lindos que um filme poderia reunir com Timothée Chalamet e Armie Hammer. Mas "Me Chame Pelo Seu Nome" tem suas armadilhas, e foi isso que certamente destruiu e salvou meu coração.

Estamos em uma belíssima casa de campo, situada no interior da Itália, onde a família de Elio (Chalamet), no auge dos seus 17 anos, passa as férias de verão. Tudo parece monótono demais até a chegada do americano Oliver (Hammer) que não economiza no charme e na simpatia. O hóspede chega para trabalhar em uma pesquisa com o pai de Elio, Mr. Perlman (Michael Stuhlbarg), um especialista em cultura grego-romana, e claro, para desfrutar dos prazeres locais. O interesse no americano é tão instantâneo que o adolescente sempre busca uma brecha para ficar perto ou de conversar sobre ele com qualquer pessoa. Oliver também demonstra que gosta da companhia do jovem, mas sempre deixa tanto o garoto quanto nós em dúvida em relação aos seus objetivos naquela casa. Ou melhor dizendo, das suas intenções amorosas naquele círculo de pessoas.

O roteiro de James Ivory, baseado na obra de André Aciman, parece ter seu ponto de partida, quando o casal finalmente cede às tentações, e a partir daí a paixão se intensifica à medida que o tempo corre entre os dois. Como um dos personagens questiona o outro sobre o quanto demoraram para ficarem juntos, como se todo o período anterior tivesse sido desperdiçado. E não é que é bem assim na vida quando encontramos uma paixão avassaladora? E apesar do romance ter iniciado escondido da família, aos poucos a situação se torna até mesmo esperada por todos em volta. O grande triunfo de Me Chame Pelo Seu Nome está exatamente nesta não-problematização do envolvimento amoroso entre o casal. Não existem tabus em relação a homossexualidade, não existe preconceito escancarado e não há barreiras que impeça a vontade deles ficarem juntos. Mas claro, aqui a história está longe de ter um final feliz para todos, e novamente, o filme alcança seu auge quando Elio está em pedaços e é consolado, da forma mais sincera, pelo seu pai, Mr. Perlman. Até mesmo o público vai se sentir de coração aliviado e esperançoso de que todo amor, principalmente o primeiro, vale a pena ser vivido.

Leia mais:

Imagem de destaque
'PÉS QUE SANGRAM'

Curta “Pés que Sangram” será exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes

Imagem de destaque
NESTA TERÇA-FEIRA

Sesc Cadeião: Sessão Kinopus exibe curta “A Grande Nuvem de Magalhães”

Imagem de destaque
DOCUMENTÁRIO

Documentário “Ennio, O Maestro” abre comemorações de 70 anos do Ouro Verde

Imagem de destaque
DOCUMENTÁRIO

'Kobra Auto Retrato' entra em cartaz no Cine Teatro Ouro Verde

"Me Chame Pelo Seu Nome" está longe de ser um drama que termina em tragédia – um caminho que felizmente está sendo desviado ultimamente nos cinemas – e retrata apenas a delícia e a dor de descobrir o amor sob o olhar juvenil. Afinal, estamos acompanhando Elio desde início desta jornada e ele parece inquieto com tudo ao seu redor. Estudioso, curioso, amoroso e ainda por cima, toca piano, o personagem não teme ao se expressar e é aberto a qualquer experiência. O longa ganha créditos por simplesmente deixar as ações ocorrerem sem que haja problematizações desnecessárias em cima dos assuntos, já que tudo não passa de processos naturais. O diretor Luca Guadagnino acertou em cheio ao trazer um relato direto sobre o relacionamento amoroso entre dois homens e fugir de qualquer julgamento perante a isto. Me Chame Pelo Seu Nome é exatamente como a vida deveria ser.

Leia mais em Correio do Povo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá