Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

'O touro Ferdinando' é sucesso em cartaz

12/01/18 às 08:48 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O touro Ferdinando, popular desde os anos de 1930, já esteve entre um dos 100 melhores livros, numa lista da prestigiada revista Time. Tratando de aparências e do não cumprimento de estereótipos, o livro de Munro Leaf, ilustrado por Robert Lawson, chega à telona, sob a direção de Carlos Saldanha. Ele reverte o quadro das generalizações de Garfield (o gato preguiçoso), Scrat (o esquilo agitado de A era do gelo) e do cão, selvagem, mas confiável, de O cão e a raposa. Ferdinando poderia ser brutal, mas prefere não sê-lo.

Neste filme dirigido pelo brasileiro Saldanha (Rio), há adoção de perspectiva eminentemente infantil. A partir de uma trama original muito compacta, ficou difícil, entretanto, adotar um roteiro surpreendente. Houve muita gente envolvida no roteiro, mas, no plano do enredo, o filme mostra um touro e a fuga da missão mais esperada: brilhar nas pomposas touradas da Plaza de Toros, em Madri.

Refletindo paisagens inspiradas na cidade de Ronda, o berço de atividades ligadas ao nascimento das touradas, a segunda casa a abrigar Ferdinando vem com o maior conforto possível, já que, lá, ele fortalece a amizade com a menina Nina, numa fazenda idealizada e apinhada de flores.

Leia mais:

Imagem de destaque
'PÉS QUE SANGRAM'

Curta “Pés que Sangram” será exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes

Imagem de destaque
NESTA TERÇA-FEIRA

Sesc Cadeião: Sessão Kinopus exibe curta “A Grande Nuvem de Magalhães”

Imagem de destaque
DOCUMENTÁRIO

Documentário “Ennio, O Maestro” abre comemorações de 70 anos do Ouro Verde

Imagem de destaque
DOCUMENTÁRIO

'Kobra Auto Retrato' entra em cartaz no Cine Teatro Ouro Verde

Muitas das mensagens do longa se provam bastante válidas: Ferdinando descobre, por exemplo, o lado amargo de burlar decisões que o protegeriam e há reversão de situações bem fatais para os amigos do touro, condenados ao abatimento em matadouro - numa leitura do tipo “é possível modificar o destino”.

Na versão em português da animação, os destaques são a atriz Talita Carauta, no papel da cabra Lupe, que estimula o ânimo do protagonista, e Otaviano Costa, que dá vida ao exibido cavalo germânico Hans.

Uma das melhores cenas, aliás, é a da disputa de dança entre os insuportáveis cavalos e os vizinhos deles, todos amigos de Ferdinando. Prestativo e pacato, o touro dará lições, a conta-gotas, aos equivocados e precipitados Valente, Angus e El Primero, este último, antagonista, na arena em Madri. Com encantamento similar ao de A menina e o porquinho (1973), o longa de Saldanha perde um pouco o brilho pelo final esticado, em que tudo se resolve num corre-corre dispersivo.

Leia mais em Correio Braziliense 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá