Oscar ganha categoria 'filme mais popular do ano'

Estadão Conteúdo
Cinema | Publicado em 09/08/2018 às 21:20

Foto: Ilustrativa

Você deve se lembrar de Jimmy Kimmel, na apresentação do Oscar deste ano. A cada meia hora, ele anunciava que Pantera Negra acrescentara mais US$ 1 milhão à sua bilheteria. Eemendava - "Por isso mesmo não estará aqui (na festa da Academia) no ano que vem."

Talvez esteja. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou uma importante mudança na sua premiação do próximo ano. Certamente para calar produtores e setores da crítica e do público que bradavam contra a ausência de blockbuster das categorias principais - apenas prêmios técnicos -, a Academia está anunciando, para 2019, um Oscar para "outstanding achievement in popular film", o filme mais popular do ano.

A realização notável em filmes populares abre espaço para que a Academia premie blockbusters, sem deixar de honrar os filmes que seus integrantes consideram "artísticos". São critérios na maioria das vezes discutíveis. Grande parte dos filmes que concorreram, e foram premiados, este ano e no ano passado já foram esquecidos. As pessoas - os fãs - continuam discutindo o último filme da Marvel, o último da DC.

O prêmio para filmes populares representa mais um esforço da Academia para se aproximar do público. Com a audiência de sua festa de premiação despencando a cada ano, a Academia já tentou ganhar o público aumentando para nove o número de filmes indicados na categoria principal. Não adiantou.

O problema é que um Oscar separado talvez não resolva a questão. Contra todo preconceito - mulheres, negros, gays -, a questão talvez seja agregar os filmes de grande orçamento (e faturamento), que não merecem ser discriminados. Depois de Titanic, em 1998, e O Retorno do Rei, que fechou a trilogia O Senhor dos Anéis em 2003, o filme caro, e bem-sucedido, virou antônimo do que a Academia considera "arte", e é isso que tem de acabar.

Em uma carta aos membros, o conselho de governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas também disse que apresentará alguns dos 24 prêmios durante os intervalos comerciais da transmissão de TV.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Relacionados

Cinema | 02-07-2019 09:15

Trailer da última temporada de 'Suits' é divulgado

Trailer da última temporada de 'Suits' é divulgado

Cinema | 01-07-2019 10:35

Criador de 'Game of Thrones' reclama de reação negativa dos fãs ao final da série

Criador de 'Game of Thrones' reclama de reação negativa dos fãs ao final da série

Cinema | 27-06-2019 17:25

'O Rei Leão': Iza e Ícaro Silva serão dubladores dos protagonistas

'O Rei Leão': Iza e Ícaro Silva serão dubladores dos protagonistas

Cinema | 27-06-2019 15:10

Novo 'Homem-Aranha' tem primeiro ator transgênero em filme da Marvel

Novo 'Homem-Aranha' tem primeiro ator transgênero em filme da Marvel

PUBLICIDADE