Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

4 atitudes que vão te ajudar na organização das finanças em 2021

08/02/21 às 09:48 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Enfim chegou 2021 e com ele a esperança de fazer um ano diferente, com mais saúde, equilíbrio, harmonia e... organização, depois de um 2020 em que todos nós tivemos que nos reinventar em diversos setores da vida. De um lado, pessoas ficaram desempregadas, outras tiveram o salário reduzido, algumas mudaram de área, e agora, é hora de fazer organizar todas as questões que foram afetadas durante a pandemia, entre elas, colocar as finanças em ordem para garantir um ano mais tranquilo, e algumas atitudes podem te ajudar nisto:

1 - Reduza custos e controle gastos

A economia pode ajudar a realizar futuros planos, além de te ajudar a poupar. É fato que algumas vezes, nós gastamos muito além do essencial, por isso, para manter as despesas, faça uma lista de gastos realmente necessários para que você consiga ter uma visão macro do quanto você tem de despesa e receita. Com essa visão, você poderá enxergar, inclusive, o quanto conseguirá poupar em curto e longo prazo. 

Leia mais:

Imagem de destaque
ÓDIO SEM LIMITE

Pandemia reflete na mudança de comportamento social e intolerância

Imagem de destaque

O amor pode ser lindo, mas definitivamente não é fácil

Imagem de destaque

Shoppings de Londrina se unem para arrecadar absorventes íntimos

Imagem de destaque

Primavera é a estação ideal para plantar novas mudas

A organização e disciplina sobre o que comprar ou não, irão auxiliar bastante neste momento, acompanhando seu orçamento, e possuindo maior clareza sobre onde seu dinheiro está sendo destinado.

Aqui segue um exemplo de como você pode começar a organizar e controlar os seus gastos. Dessa forma, você visualiza melhor quanto e para onde seu dinheiro está indo.

2 - Se ainda não possui, comece uma poupança

Esse é um ponto que sempre insisto em falar, se possível, faça uma poupança. Por menor que seja a quantia, e por menor que sejam os rendimentos, faça suas economias, pois esse dinheiro não só pode te salvar de um aperto futuramente, como também pode ser apenas o início de futuro voltado para outros tipos de investimentos rentáveis. É preciso começar por algum lugar, e a poupança é um caminho.

3 - Defina metas

É de grande importância planejar e definir metas para o seu ano. Dentro do seu planejamento - que indiquei no primeiro item - faça sua listagem mês a mês, de janeiro a dezembro, para saber exatamente quanto e quando poderá realizar objetivos que tem em mente, como comprar um carro, reformar a casa, financiar um apartamento, fazer uma longa viagem de férias. Quer começar a investir? Portanto, trace seus planos para o longo do ano, dessa maneira, você conseguirá se organizar melhor para realizá-los.

Um exemplo abaixo, sobre como você pode traçar e organizar suas metas, dessa forma, você saberá de quanto precisa e quanto dinheiro você consegue destinar a isso mensalmente.

4 - Mantenha rotinas e hábitos

O mais importante para manter a organização financeira e economizar, é manter o hábito de fazer isso. Quando estamos decididos a conquistar algo, precisamos renunciar a muitas coisas e ao mesmo tempo fazer uso do nosso tempo de maneira produtiva.  

Pode parecer mais difícil no começo, bons hábitos são essenciais para quem deseja alcançar uma organização financeira que traga paz e tranquilidade. Ao manter uma rotina de gastos controlada, com o tempo já não será tão difícil se organizar.

A paciência é uma virtude e a rotina é a maior aliada do tempo, portanto, não desanime, seja consistente, persistente, organize-se com antecedência, use técnicas de estudo e seja flexível.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá