Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Aluno do Colégio da PMPR lança livro com orientações para crianças

18/07/20 às 11:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Aos 14 anos, Weiky Santos, aluno do Colégio da Polícia Militar do Paraná, já é youtuber e autor de um livro para crianças. “Uma ideia de segurança” trata de assuntos variados, mas, dentre as 120 páginas, divididas em 10 capítulos, a família ganha destaque. O autor é filho do soldado Wanderley Rodrigues dos Santos. Na obra, o adolescente orienta os mais novos sobre abuso sexual, perigos na internet, bullying, drogas e o que fazer se der vontade de fugir de casa.

No livro, o adolescente conta que começou a participar de palestras e eventos aos nove anos, quando também resolveu produzir conteúdo para o próprio canal no YouTube e, mais tarde, para outras redes sociais.

O pai diz que o filho acompanhou seus passos, se interessando e querendo falar sobre temas que envolvem segurança. “Foi se desenvolvendo, fazendo vídeos e, agora, o livro. É um orgulho imenso saber que ele se inspira em mim e em outros policiais”, diz o soldado Wanderley.

Leia mais:

Imagem de destaque
ÓDIO SEM LIMITE

Pandemia reflete na mudança de comportamento social e intolerância

Imagem de destaque

O amor pode ser lindo, mas definitivamente não é fácil

Imagem de destaque

Shoppings de Londrina se unem para arrecadar absorventes íntimos

Imagem de destaque

Primavera é a estação ideal para plantar novas mudas

COLABORAÇÃO - Além dos conhecimentos adquiridos nos cinco anos de Youtuber e das orientações do pai, Weiky contou com a colaboração de profissionais da Segurança Pública, como a delegada Iara Laurek Dechiche e o policial civil Nelson Venânico, da psicologia, da medicina, da imprensa e da advocacia.

“Eu falei com alguns profissionais, que concordaram com a ideia de me ajudar. São profissionais da área, que têm experiência”, disse o adolescente. A ideia de escrever o livro surgiu há cerca de três anos e, neste tempo, ele aproveitou para aprender ainda mais e definir o que abordaria.

FAMÍLIA - Nesse capítulo do livro, ele trata sobre a importância de escutar os pais e entendê-los, e vice-versa. “Uma boa base familiar é essencial, é tudo. Falo sobre convivência familiar”, diz ele.

O assunto mais desafiador foi o bullying. “Precisei estudar, pesquisar e entender bastante”, explica.  Outro assunto é o abuso sexual infantil. O adolescente relembra a importância de os pais estarem sempre atentos às mudanças no comportamento dos filhos e diz que, para escrever, ele usou casos noticiados nos mais diversos veículos de comunicação.  “Mostro várias formas de a criança denunciar este crime, para que ela possa escolher. Se a criança é mais tímida, por exemplo, mostrei a forma da carta, porque é mais fácil”, firma Weiky

No livro, Weiky ainda faz questão de destacar que a decisão de fazer uso (ou não) de drogas é cabe a cada pessoa, assim como a importância de escolher bem as amizades. ORGULHO - Para a mãe, Grecilaine Cândido dos Santos, o orgulho é recorrente. “Ele se supera, era supertímido, não gostava nem de apresentar trabalhos de escola e, de repente, começou a lançar o canal no YouTube, para dar dicas de segurança para crianças. Com isso, a timidez foi ficando de lado e, hoje, até palestra ele chega a dar”, conta.

(AEN)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá