Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

UEL começa atividades contra o racismo aprovadas pela UNESCO

16/09/20 às 08:54 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Universidade Estadual de Londrina deu início, ao conjunto de ações da campanha “UEL na luta contra o racismo!”. Construídas em parceria entre a Comissão Universidade para os Índios (CUIA) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), as ações foram aprovadas pela Cátedra UNESCO Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescentes da América Latina. A elaboração da campanha envolveu professores e estudantes de vários Centros de Estudo, e as atividades vão até novembro.

Toda a programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais do NEAB e no perfil UEL pela Igualdade. Também podem ser acompanhadas no seguinte endereço – CUIA.

No dia 23 de setembro, será realizada uma Roda de Conversa on line com a participação de professores e estudantes negros cotistas, negros estrangeiros e indígenas, que falarão contra o racismo na UEL. Também serão apresentados dois microvídeos produzidos pela Cátedra UNESCO: Anny Ocoró Loango, do Conicet/Universidad Trés de Febrero (Argentina), e Marcia Mandepora Chundary, reitora da Unibol/Guarani (Bolívia), que abordarão a presença afrodescendente e indígena nas universidades como fator fundamental na erradicação do racismo.

Leia mais:

Imagem de destaque
ÓDIO SEM LIMITE

Pandemia reflete na mudança de comportamento social e intolerância

Imagem de destaque

O amor pode ser lindo, mas definitivamente não é fácil

Imagem de destaque

Shoppings de Londrina se unem para arrecadar absorventes íntimos

Imagem de destaque

Primavera é a estação ideal para plantar novas mudas

A Roda de Conversa terá a participação de 12 estudantes, seis indígenas e seis negros, que no próximo bimestre estarão à frente de uma série de ações para sensibilizar a comunidade acadêmica. Serão produzidos microvídeos de relatos de suas vivências e estratégias de superação do racismo na UEL. Além disso, participarão da criação e elaboração colaborativa de uma logomarca para o site da campanha permanente “UEL na luta contra o racismo”.

Ainda entre setembro a novembro, outros 10 vídeos produzidos pela Cátedra serão veiculados no Projeto Tecendo Redes (que atua junto a outros coletivos e universidades brasileiras), na TV UEL (canal institucional), além de uma versão em áudio na Universidade FM. Todos com programação disponível on line.

Os microvídeos foram selecionados de forma a representar os segmentos afrodescendentes e indígenas de diferentes países. Sobre o primeiro, os personagens são: Joana Célia dos Passos (Brasil), Guilherme Diniz (Brasil), Henry Rebolleto (Colômbia), Francisca Marleide do Nascimento (Brasil) e Miriam Gomes (Argentina). Sobre o segundo: Daniel Loncon (Argentina), Nayra Eva Cachambi Patzi (Argentina), Eriki Miller Lima (Brasil), Shailili Zamora Aray (Argentina), Maria Calambas (Colombia).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá