Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Conheça formas de atenuar o calor do ambiente durante o verão

19/12/20 às 12:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A primavera está chegando ao fim e com isso a estação mais quente do ano se aproxima: o verão. A partir do dia 21 de dezembro de 2020 se inicia a temporada cujas temperaturas ficam mais altas. Algumas cidades do Brasil, por exemplo, chegam a marcar mais de 40ºC durante o dia. E com o isolamento social por conta da pandemia da COVID-19, muitas pessoas a visita de refresco à praia pode ser um mau negócio.

Pensando em como ajudar as pessoas a tornar suas casas mais arejadas e frescas, a Profa. Suzana Fetter Fagundes, coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Cesuca — instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional — preparou algumas dicas simples para amenizar o calor dos ambientes.

Os locais que geram maior acréscimo de temperatura ocorrem, na maior parte das vezes, em superfícies expostas diretamente ao sol, como telhados, paredes e janelas. A professora diz que para minimizar essa aquisição de calor por meio do teto existem algumas soluções como telhas com proteção térmica e mantas de isolamento que podem ser instaladas sob o telhado, além disso o uso de cores claras nas paredes, que atraem menos calor. Nas áreas internas, vale apostar no uso de vegetação como plantas , que contribuem para refrescar o ambiente.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM URGÊNCIA

Vereadores aprovam verba de R$ 2 milhões para o setor cultural

Imagem de destaque
PROJETO CULTURAL

Rolândia recebe obras de Claude Monet através da realidade virtual

Imagem de destaque
DISTRIBUIÇÃO NAS ESCOLAS

Roney Marczak realiza evento de lançamento do áudio “Alegria de Viver”

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

Outra dica, segundo a Professora Suzana, é relacionada às janelas da casa. “A dica é fechá-las nos momentos mais quentes do dia e abri-las em horários em que o sol está mais baixo/fraco. A ventilação é um dos melhores recursos para reduzir a sensação de quentura e o arejo natural pode ser promovido por janelas ou portas de lados opostos da casa”, explica. Ainda que não mude a temperatura do local em si, de acordo com a especialista a ventilação traz uma sensação de suavização do calor.

Além dessas orientações, ela indica outro ponto importante no combate às altas temperaturas: reduzir as cargas internas geradoras de calor como equipamentos eletrônicos e lâmpadas. “Se possível, use lâmpadas de LED, já que as incandescentes geram muito calor. Com essas dicas, além de tornar o ambiente mais fresco, é possível ainda economizar um pouco no consumo de energia”, ressalta.

Para mais dicas ou entrevistas com a Profª Suzana Fetter Fagundes, entre em contato conosco. A especialista está disponível para essa e outras pautas sobre Arquitetura e Urbanismo.

Assessoria 


© Copyright 2023 Grupo Tarobá