Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Espetáculo “Relações” é destaque no Festival de Dança de Londrina

11/08/22 às 20:07 - Escrito por Redação Tarobá News

A Curitiba Cia de Dança apresenta neste sábado (13), às 20h, a montagem “Relações” no palco do Festival de Dança de Londrina. O espetáculo será no Cine Teatro Universitário Ouro Verde (Rua Maranhão, 85, Centro) e os ingressos estão disponíveis no endereço https://www.sympla.com.br/produtor/festivaldedancadelondrina – os valores são R$20 e R$ 10 (meia). A classificação é livre.


A atração integra a extensão “Festival de Dança Convida à Vida”, projeto patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Esta iniciativa também conta com apoio da Casa de Cultura da UEL e da Rádio UEL e é parceiro do Bibliocircuito.


A apresentação “Relações” é viabilizada pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria Estadual de Comunicação e Cultura (SECC), com patrocínio da Copel. Além de Londrina, o balé fará apresentações em Cascavel, nos dias 17 e 18, e emToledo e Umuarama, em setembro.


“Relações” é um espetáculo de dança contemporânea, concebido em 2018, sob direção artística de Nicole Vanoni. A montagem busca as motivações cotidianas dos relacionamentos para mostrar vigor e ousadia em um espetáculo que retrata infidelidade, decepções, dependência emocional e todas as outras circunstâncias que podem construir as relações.


A apresentação de “Relações” mostra no primeiro ato a experiência do desejo humano pelo outro em seu estado inicial: pessoas querendo desfrutar a vida, viver ao máximo e com menos responsabilidades. Nesta parte, o palco é dividido em estruturas, que espelham o ambiente de cada bailarino, passando uma ideia da superficialidade cotidiana, ambientando guetos, ruas e vielas. No segundo ato, uma rampa muda a perspectiva dos dançarinos e do público, trazendo lembranças de várias relações, positivas ou negativas, oferecendo relatos físicos sobre o desejo, encontros e dominação perante uma atmosfera de perigo.


“A linguagem do corpo é a primeira forma que o homem descobriu para se relacionar com o outro. Relações nos cercam como labirintos, sejam elas curtas, duradouras, infinitas ou até imperceptíveis. Relacionar-se é estar vivo”, comenta o coreógrafo carioca Carlos Laerte. Ele trouxe a ligação entre o cinema e a linguagem do corpo como fragmento do desejo, abrindo neste trabalho a discussão para essas relações que nada mais são do que conexões em que as pessoas não se entregam e que podem facilmente ser substituídas.


Além do trabalho de corpo e da coreografia de “Relações”, luz e figurino também fazem o espetáculo. A iluminação é de Fábia Regina, que está em seu segundo trabalho para a Curitiba Cia de Dança; o figurino é assinado pelos curitibanos Alexandre Linhares e da Tifhany F., da grife H-AL. A marca dedica-se à pesquisa e à experimentação de superfícies têxteis, mesclando moda e artes plásticas, desta vez a serviço da dança.


Oficinas – A Curitiba Cia de Dança oferece uma contrapartida para a comunidade de Londrina e Cascavel com a realização e oficinas, ministradas por integrantes da Cia. Em Londrina, Nathália Tedeschi ministra a oficina Ballet Clássico, e Tatiana Araújo, realiza Prática Contemporânea em Dança. Em Cascavel, o bailarino Patrich Lorenzetti ministrará a oficina Ballet Avançado e Davi Lopes, estará à frente de Ballet Iniciante. Estas oficinas estão dentro da programação dos Festivais e serão organizadas em suas programações oficiais.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá