Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ipês são símbolo da região de Goiás

20/09/19 às 15:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Ipê é uma árvore nativa de uma região da Argentina que vai até o norte do México e passa pelo cerrado brasileiro. Com cerca de 30 metros de altura, nesta época do ano costuma ser símbolo da região central do Brasil, especialmente de Goiás.

As flores amarelas, roxas e brancas são as mais clássicas, mas as rosas também estão presentes -- originárias da América Central. Apreciada pelos moradores das cidades de Goiás e do interior, as flores também abastecem os pontos de venda, como floriculturas de Goiânia e regiões próximas.

Todo esse colorido tem uma característica em comum: a florada acontece geralmente quando o tempo está seco, o que é contra-intuitivo, já que nessa época do ano há mais incidência de queimadas. É justamente por esse motivo que os ipês possuem vantagens: com o clima desfavorável, poucas espécies conseguem florescer, diminuindo a concorrência para os polinizadores. Outra característica da árvore é o fato de ter madeiras flexíveis e resistentes, motivo pelo qual ela já foi utilizada para todo tipo de produção industrial no Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM URGÊNCIA

Vereadores aprovam verba de R$ 2 milhões para o setor cultural

Imagem de destaque
PROJETO CULTURAL

Rolândia recebe obras de Claude Monet através da realidade virtual

Imagem de destaque
DISTRIBUIÇÃO NAS ESCOLAS

Roney Marczak realiza evento de lançamento do áudio “Alegria de Viver”

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

A florada começa no final do mês de julho e se estende até outubro e existem mais de 800 espécies, de norte a sul do país. Segundo a Agência Municipal do Meio Ambiente, são mais de 10 mil ipês só em Goiânia. Durante este período, as ruas e parques de Goiás ficam repletas de flores coloridas, deixando as cidades ainda mais bonitas, tanto na capital como no interior. O espetáculo começa nas épocas mais quentes e secas do ano e, quando florescem os ipês, é sinal de que vem chuva em breve.

O Ipê amarelo é o que apresenta maior diversidade de espécies. Por causa disso, a árvore é considerada símbolo de representatividade do Brasil. Tanto é que, em 1961, a espécie foi alvo de um decreto presidencial do então Presidente da República, Jânio Quadros. -- o dispositivo legal tinha como objetivo torná-la imune ao corte. Depois de muitos anos, a árvore continua sendo símbolo de beleza e de felicidade na região central, fazendo com que muitos fazendeiros preservem esse que é um símbolo de Goiânia e de outras regiões do país.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá