Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MON tem visita guiada e bate-papo com artistas nesta quinta

28/08/19 às 10:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove nesta quinta-feira (29), às 14h30, o evento ‘Visita à exposição e talk com Geraldo Leão, Agnaldo Farias e William Machado’. O encontro inicia com uma visita mediada à mostra “Geraldo Leão – Declaração de Princípios”, seguida de uma conversa com os artistas e o curador.

A exposição é uma realização do MON e reúne obras recentes e inéditas do artista paranaense Geraldo Leão. Com curadoria de Agnaldo Farias, apresenta seis artistas convidados: William Machado, Andréia Santos, Bruno Oliveira, Lilian Gassen, Tony Camargo, Lívia Piantavini e Willian Santos. Todos eles foram alunos de Leão.

O evento começa na Sala 7, onde está montada a exposição. Na sequência, os participantes serão conduzidos até o miniauditório do MON, onde acontecerá o bate-papo com os artistas e o curador.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM URGÊNCIA

Vereadores aprovam verba de R$ 2 milhões para o setor cultural

Imagem de destaque
PROJETO CULTURAL

Rolândia recebe obras de Claude Monet através da realidade virtual

Imagem de destaque
DISTRIBUIÇÃO NAS ESCOLAS

Roney Marczak realiza evento de lançamento do áudio “Alegria de Viver”

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

A EXPOSIÇÃO - Geraldo Leão é um dos nomes mais significativos da arte paranaense contemporânea. Ele explica que sempre tenta fugir da ideia de harmonia e estabilidade em suas obras, possibilitando muitos significados ao que produz. “Essa minha relação direta com os materiais permite que eles signifiquem algo além do que propriamente são, descobrindo intensidades inimagináveis como resultado”, diz.

Ele mesmo prepara o material utilizado em suas obras, uma mistura de resina acrílica e pigmentos. O processo teve início há 30 anos, numa busca por mais fluidez e rentabilidade, mas acabou resultando numa caligrafia própria. “Trabalho com a tela na horizontal para que o material vá se organizando de maneira não planejada”, explica Leão.

Os artistas convidados para a mostra representam os diversos períodos de mais de 20 anos em que Leão também atua como professor. “Como prova da importância que ele atribui ao seu trabalho como professor e do respeito por seus alunos, sugeriu a inclusão de uma antessala com trabalhos de alguns de seus antigos discípulos”, diz o curador da exposição, Agnaldo Farias.

O curador explica que as pinturas de Geraldo Leão trazem as marcas de sua produção. “Linhas, contornos das formas, por geométricas que sejam, são imperfeitas e desencontradas, traem um desejo de ordem que esbarra no tremor do gesto ou na matéria que não se deixa subjugar, que é ativa, deixando claro que há uma parte do processo que pertence a ela”, diz Farias.

Serviço
Sobre Pintura e Princípios: Conversa com Agnaldo Farias, Geraldo Leão e William Machado

29 de agosto (quinta-feira), às 14h30
Sala 7 e miniauditório
Entrada gratuita, mediante apresentação do convite postado no instagram do MON

Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Marechal Hermes, 999
Curitiba – Paraná
http://museuoscarniemeyer.org.br


Aen PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá