Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Museu Histórico apresenta Mostra audiovisual Múltiplo Leminski

23/03/19 às 17:01 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Museu Histórico Padre Carlos Weiss da UEL exibe neste final de semana a "Mostra audiovisual Múltiplo Leminski". Serão exibidos nestes sábado (23) e domingo (24), a partir das 16 horas, curta-metragem, longa-metragem e documentários sobre a vida e obra do poeta curitibano Paulo Leminski. A atividade é aberta ao público e faz parte da mostra temporária sobre o poeta paranaense, Múltiplo Leminski, aberta no último dia 14, no próprio Museu.

Na programação de sábado (23) está prevista a exibição dos curtas O Poeta (2001) e Polaco Loco Paca (1987), do longa-metargem Belowars (2008), e do documentário Ervilha da Fantasia - Uma Ópera Paulo Leminskiana (1985).

Já no domingo (24), serão exibidos o documentário Fazia Poesia- Poemas de Paulo Leminski (2004) e o filme Ex Isto (2010).

Leia mais:

Imagem de destaque
EM URGÊNCIA

Vereadores aprovam verba de R$ 2 milhões para o setor cultural

Imagem de destaque
PROJETO CULTURAL

Rolândia recebe obras de Claude Monet através da realidade virtual

Imagem de destaque
DISTRIBUIÇÃO NAS ESCOLAS

Roney Marczak realiza evento de lançamento do áudio “Alegria de Viver”

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

Múltiplo Leminski - A exposição sobre Paulo Leminski está na ala de mostra temporária do Museu Histórico Padre Carlos Weiss da UEL. A mostra reúne mais de mil itens e objetos pessoais, desde produções rascunhadas em guardanapos, laudas datilografadas, quadros, uma coleção de dicionários, livros publicados e até discos que trazem letras de Leminski gravadas por grandes nomes da MPB.

A visitação está aberta de terça-feira a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Aos sábados, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas e aos domingos, das 13h30 às 17 horas.

Confira a Programação da Mostra:

Sábado (23)

O Poeta (2001, 5 minutos - Classificação livre) - Curta metragem de Paulo Munhoz que mistura técnicas de animação 2D, 3D e rotoscopia sobre imagens captadas digitalmente. O ponto de partida é o poeta que deseja escrever uma carta sobre sua cidade.

Belowars (2008) - 71min - Classificação livre) - O longa-metragem tem direção de Paulo Munhoz, direção de animação de Walkir. Animação 2D. Roteiro baseado no livro infantojuvenil "Guerra dentro da gente", de Paulo Leminski.

Polaco Loco Paca (1987 - João Knijinik - 10 minutos) - Curta-metragem histórico que cobre a passagem dos Leminski pela cidade de Porto Alegre na década de 80.

Ervilha da Fantasia - Uma Ópera Paulo Leminskiana (1985), Werner Schumann (30 minutos - classificação livre - Bem-humorado documentário estruturado a partir de uma antológica entrevista que Leminski concedeu a Werner, em que discorre sobre o processo de criação, especialmente a poesia. Com Sylvio Back, Geraldo Magela e Paulo Friebe.

Domingo (24)

Fazia Poesia- Poemas de Paulo Leminski (2004), Carlos Deiro e Mario Gallera (30 minutos - classificação livre) - Leitura de poemas intercalado com apresentação musical de parcerias de Paulo Leminski e Mário Gallera, com Alice Ruiz, Aurea Leminski, Estrela Leminski, Paulo Vitola e Mario Gallera. 

Ex Isto (2010), Cao Guimarães (86 minutos) - Classificação: indicação acima de 16 anos. Um filme livremente inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: "E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?". Interpretado por João Miguel, o personagem envereda pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho. 

(Via Agência UEL

© Copyright 2023 Grupo Tarobá