Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria de Saúde inicia campanha Agosto Dourado

04/08/20 às 08:36 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (03) as ações para a Campanha Agosto Dourado 2020 - Um Gesto de Amor e Proteção. Por causa da pandemia, o trabalho está sendo focado nas informações orientativas junto às Unidades de Saúde e também nas redes sociais.

 Cartazes estão afixados nas unidades de saúde e folders foram deixados à disposição das mamães.

 Sob a organização da Rede de Nutrição do Departamento de Atenção à Saúde, várias mensagens (post’s) serão publicados ao longo do mês nos canais do Facebook e Instagram da Prefeitura de Cascavel para que mamães possam lembrar da importância do aleitamento materno. Além disso, um vídeo institucional será exibido com foco nas orientações e cuidados aos pacientes suspeitos ou confirmados pela Covid-19 e que esteja no período de amamentação dos bebês.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM URGÊNCIA

Vereadores aprovam verba de R$ 2 milhões para o setor cultural

Imagem de destaque
PROJETO CULTURAL

Rolândia recebe obras de Claude Monet através da realidade virtual

Imagem de destaque
DISTRIBUIÇÃO NAS ESCOLAS

Roney Marczak realiza evento de lançamento do áudio “Alegria de Viver”

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

 “Os benefícios da amamentação superam os riscos potenciais de transmissão do vírus da mãe para o bebê, conferindo proteção contra muitas doenças, aumentando a imunidade, além de nutrir corretamente a criança para que ganhe peso adequadamente, e promovendo o vínculo afetivo entre mãe e bebê. O recomendado é amamentar até os 2 anos ou mais, oferecendo somente leite materno até os 6 meses de idade.”, lembrou a coordenadora da Rede de Nutrição do Departamento de Atenção à Saúde, Jeicylene Brustolim.  

No Brasil, a Semana de Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 com a coordenação do Ministério da Saúde. Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A medida estabelece a realização de palestras e encontros na comunidade sobre a causa, além da decoração e iluminação de espaços públicos com a cor dourada. 

 O Ministério da Saúde recomenda que a amamentação seja mantida mesmo em casos de mães com confirmação ou suspeita da Covid-19, desde que a mãe deseje amamentar e esteja em condições clínicas adequadas para fazê-lo.

 É recomendado no caso de confirmação ou suspeita de Covid-19 pela mãe, que siga as recomendações:

  • Lave as mãos por pelo menos 20 segundos antes de tocar o bebê ou antes de retirar o leite materno (extração manual ou na bomba extratora);

  • Use máscara facial (cobrindo completamente nariz e boca) durante as mamadas e evite falar ou tossir durante a amamentação. Troque a máscara a cada mamada;
  • Limpe e desinfete regularmente as superfícies que a mãe mantém contato;
  • Evite tocar as mãos do seu bebê, pois eles podem levá-las à boca;
  • Evite também que o bebê coloque as mãos no seu rosto (boca, nariz e bochechas)
    ou nos seus cabelos;
  • Se tossir sobre as mamas ou peito exposto, lave-os delicadamente com sabão e água por

pelo menos 20 segundos antes da mamada.

Caso a mãe não se sinta segura em amamentar enquanto estiver com COVID-19, ela deve retirar o seu leite e ofertar à criança, seja retirando manualmente ou por bomba extratora. Para isso é preciso que:

  • Siga rigorosamente as recomendações para limpeza das bombas de extração de leite após cada uso;
  • Deve-se considerar a possibilidade de solicitar a ajuda de alguém que esteja saudável para

oferecer o leite materno em copinho, xícara ou colher ao bebê; 

  • É necessário que a pessoa que oferecer o leite materno ao bebê aprenda a fazer isso com a ajuda de

um profissional de saúde.

Palestras e lives

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece de 01 a 08 de agosto, e na Campanha Agosto Dourado, que seguirá durante todo o mês,  a Secretaria da Saúde do Paraná promoverá cinco palestras, transmitidas ao vivo feitas por meio das redes sociais,  direcionadas a profissionais que atuam na área e também às mães.

As cinco “lives” programadas para a Semana Mundial do Aleitamento Materno acontecerão das 9h30 às 11h30, pelo canal do youtube, entre 3 a 31 de agosto. Informações em saude.pr.gov.br 

A Secretaria de Saúde de Cascavel agradece a parceria com o Banco de Leito do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), Governo do Estado. Além de prestar uma homenagem a todos os parceiros que nos últimos três anos participaram de ações e eventos em prol da campanha do Agosto Dourado (empresas, membros da sociedade civil organizada, entidades públicas e privadas).


Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá