Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

19º Semana Nacional dos Museus está com inscrições abertas em Londrina

06/05/21 às 10:52 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Estão abertas as inscrições para 19º Semana Nacional dos Museus, que ocorrerá de 17 a 20 de maio. A ação é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e traz o tema “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”. Os interessados em participar da programação deverão se inscrever por meio deste link.

Além de Londrina, o evento reunirá os museus das cidades de Cambé, Ibiporã e Rolândia, além da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL).

A Semana Nacional dos Museus é uma ação que acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Seu objetivo é ofertar ao público o contato com produções, apresentações e encontros norteados pelo tema de cada edição.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Nesta oportunidade, a programação contará com vídeos documentários, bate-papo, projeto audiovisual e editorial, encontro, apresentação de caso e palestra. Todas as atividades serão remotas, por meio da plataforma Google Meets. No link de inscrição está disponível toda a programação, e o interessado seleciona em qual atividade deseja se inscrever.

Segundo a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, Maria Luisa Alves Fontenelle, este evento representa a organização dos museus na participação de uma programação nacional. “Essa iniciativa permite que os museus criem um diálogo com os artistas e gestores culturais a respeito da atuação museal, além de promover uma troca de conhecimento sobre as mudanças decorridas da pandemia do novo coronavírus”, explicou.

A 19º Semana Nacional dos Museus é uma ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com a programação local realizada pelas secretarias municipais de Cultura de Londrina, Ibiporã, Rolândia e Cambé, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) e Projeto de Educação Patrimonial.

Programação:

17/05

14h- Abertura da 19º Semana Nacional dos Museus
14h15- Exibição do documentário “Museu: uma memória compartilhada”, do Museu Municipal de Rolândia
15h30- Bate papo com o autor Leandro Magalhães sobre o livro “As Aventuras do Gato Caixeiro em Londrina”

18/05
14h10- Apresentação do vídeo documentário “A Museologia social e seus desafios”
15h20- Apresentação do projeto “A história oral e a preservação do patrimônio imaterial do Município de Ibiporã por meio da culinária e dos hábitos trazidos por famílias pioneiras – registro em filmes e livro (2020)”

19/05
14h10- Apresentação do vídeo documentário “Depoimento dos principais atores que fundaram e atuaram no Museu Histórico de Cambé”
15h20- Encontro on-line do projeto “Museu de Arte de Londrina em diálogos: Artistas, Acervo e Memórias”

20/05
14h10- Apresentação do projeto de organização, seleção do acervo e retomada da área de exposição do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) (2021)
15h20- Palestra sobre o tema “Reabertura cultural além dos protocolos” com Beth Ponte

 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá