Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

A volta do elogiado 'Suassuna - O Auto do Reino do Sol'

18/05/18 às 07:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Desde a estreia em 2017, no Rio, o espetáculo Suassuna - O Auto do Reino do Sol já acumulou 21 prêmios. Número expressivo, com certeza, mas ainda escasso se a medição for a qualidade do espetáculo criado e apresentado pela Barca dos Corações Partidos. A montagem volta nesta sexta, 18, a São Paulo, agora no Teatro Shopping Frei Caneca.

Assinado por Bráulio Tavares e inspirado no universo artístico de Ariano Suassuna, o espetáculo promove a valorização da cultura nacional a partir da mescla da arte popular com o universo erudito que marca todas as suas obras. A trama acompanha um grupo de artistas saltimbancos de um circo que vagueia no interior da Paraíba em destino à cidade de Taperoá. No caminho, em meio a retirantes, coronéis e jagunços, eles ganham o reforço de um casal de jovens que nutre um amor proibido: ambos são filhos de famílias rivais e buscam esconderijo em meio aos artistas.

"Desde o início, não era para ser uma biografia do Ariano", contou à reportagem, no ano passado, o diretor Luís Carlos Vasconcelos, que trouxe toda a sua imensa bagagem como palhaço para o processo. Como já se tornou tradicional no trabalho do grupo da Barca, o texto foi se ajustando e as canções nascendo ao longo do processo de ensaios. E o picadeiro do circo se revelou o cenário perfeito para a homenagem a personagens clássicos de Suassuna, como João Grilo e Chicó, de O Auto da Compadecida.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Além desse espetáculo, o grupo vai apresentar também, a partir do dia 26 e nas sessões vesperais de sábado (17h) e domingo (16h), no mesmo teatro, o musical Auê, que traz 21 canções autorais. No dicionário, auê significa farra, tumulto, confusão ou barulho causado por uma bagunça. É o que se observa no palco, uma contagiante sequência de cenas que costuram teatro, dança, performances e canções. "A musicalidade da peça é uma grande homenagem à cultura musical brasileira, os ritmos dialogam com dança e teatro o tempo todo", comentou a diretora Duda Maia, quando da estreia em São Paulo, em 2016.

SUASSUNA - O AUTO DO

REINO DO SOL

Teatro Shop. Frei Caneca. R. Frei Caneca, 569, tel. 3472-2229. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19. R$ 50 / R$ 150

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá