Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Alvim comandará Cultura, que estará subordinada ao Ministério do Turismo

08/11/19 às 07:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta quinta-feira (7) o dramaturgo Roberto Alvim para o cargo de secretário especial de Cultura, o mais alto da pasta, e disse que ele terá "porteira fechada". O jargão político usado por Jair Bolsonaro significa que o escolhido contará com carta branca para definir sua equipe.

"A classe artística deve ficar feliz. Lei Rouanet, vem muita coisa boa por aí!", afirmou o presidente, em uma referência a possíveis mudanças em uma das principais políticas de financiamento do setor.

Alvim provocou revolta no meio artístico, no fim de setembro, ao chamar a atriz Fernanda Montenegro de "intocável" e "mentirosa". O diretor de teatro é discípulo do escritor Olavo de Carvalho e defende o engajamento de artistas conservadores em pautas do governo. Ele se aproximou de Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018, quando declarou apoio ao então candidato do PSL ao Palácio do Planalto.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

O dramaturgo atuava como diretor do Centro de Artes Cênicas (Ceacen) da Fundação Nacional das Artes (Funarte). O Estado antecipou que o nome dele era avaliado para o cargo de secretário.

A nomeação ocorreu no mesmo dia em que a Secretaria Especial de Cultura foi transferida para ficar sob o guarda-chuva do Ministério do Turismo. Antes, a pasta estava subordinada ao Ministério da Cidadania, ocupado pelo ministro Osmar Terra.

Tetos diferentes

A troca de ministérios retira das mãos de Terra uma área que lhe rendia críticas tanto da classe artística como de pessoas do governo. Além disso, ainda permite que Alvim e o ministro não convivam sob o mesmo teto. A relação de ambos sofreu desgastes recentes e é vista como turbulenta, segundo pessoas do governo. Além do tom irônico ao declarar que artistas ficariam satisfeitos com a indicação de Alvim, Bolsonaro também indicou ontem que mudanças serão feitas na Funarte e Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Nesta semana, o pianista Miguel Proença foi exonerado da presidência da Funarte. A articulação pela queda foi atribuída a Alvim. Ao Estado, Proença disse que defender a atriz Fernanda Montenegro foi fator decisivo para a sua saída.

Alvim é o terceiro nome no comando da Cultura em menos de três meses. O economista Ricardo Braga deixou a pasta na última quarta-feira, após 60 dias no cargo, sem deixar qualquer ação de destaque. Em setembro, a saída de Henrique Pires da Secretaria já havia escancarado a crise na área. Pires disse que deixava o governo por se opor à suspensão do edital que selecionava obras sobre a temática LGBT para exibição em TVs públicas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá