Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Arte e cultura: obras do artista Dirceu Rosa são marcas registradas de Cascavel

03/04/21 às 14:31 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Quem passa pelo centro de Cascavel já deve ter visto alguma obra de arte como o dedão bem conhecido aqui na cidade. A obra está há mais de 20 anos no centro da cidade e significa um por todos, todos por um. 

O criador dessa e de outras obras da cidade é Dirceu Rosa que aprendeu com a prática a arte de se expressar. Na casa do artista há mais de 70 obras expostas, inclusive, ele abre a casa para quem tiver interesse em conhecer mais sobre arte. A primeira obra do artista está aqui, ela foi feita em 1971 e durou em média 3 dias pra ficar pronta.

A obra de Nossa Senhora Aparecida que fica em frente a Catedral de Cascavel é uma das preferidas do artista. Demorou em média 5 meses pra ser feita, ela foi implantada na década de 70 e é um dos cartões postais da cidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

A obra memorial dos Pioneiros fica no Centro Cultural Gilberto Mayer, ela foi implantada no dia 1 de março de 2020. O monumento homenageia os desbravadores que trabalharam pra construir a cidade, no Machado a Cobra Cascavel e também um detalhe bem marcante, da pra ver que a obra e do Dirceu Rosa porque tem o detalhe das mãos.

Em 2000 o artista homenageou o Grupo Tarobá de Comunicação com essa obra que fica exposta no corredor da empresa. Agora porque tantos dedos e mãos nas obras dele? ele explica o porquê. 

Cada obra tem um significado, essa em frente a casa significa as mulheres da vida dele. A mãe, a esposa, as filhas e a neta. Já a família foi feita em 2006 e retrata a própria família de Dirceu, essa obra foi criada em um momento marcante pra eles, os corações partidos na imagem representam a tristeza da família em perder precocemente, uma das filhas em um acidente de carro.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá