Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

'Ayako' é mangá para adultos com história complexa sobre o pós-guerra no Japão

17/03/18 às 07:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Chega ao Brasil com status de clássico o mangá Ayako, de Osamu Tezuka (1928-1989), quadrinista japonês conhecido por dar forma, traços e estilo ao mangá. Publicado originalmente na revista Big Comic, entre 1972 e 1973, o livro conta uma história do pós-guerra no Japão, repleta de conspirações, traições, corrupção do governo, movimentação da máfia e execuções com motivação política.

Autor de mangás clássicos destinados ao público infantojuvenil (shounen e shoujo, na denominação japonesa), como Astro Boy e A Princesa e o Cavaleiro, e famoso mundo afora pelos animes (desenhos animados, cuja pronúncia é animê), Tezuka também dedicou boa parte da carreira a quadrinhos adultos. Temas tão diversos como Buda, Adolf Hitler e o pós-guerra no seu país natal receberam atenção do quadrinista.

Essa é a primeira vez que Ayako é publicado no Brasil. A edição especial tem 720 páginas e é a primeira do Ocidente na ordem original, com os dois finais imaginados por Tezuka e em volume único.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

No livro, a família Tenge vive na região de Tohoku, ao norte do Japão, quando Ichiro retorna da guerra, em 1949. Ele passa a ser visto com desonra na família e no seu vilarejo, por ter sido prisioneiro de guerra. Envolvido em esquemas políticos escusos, ele recebe a missão de assassinar um líder político da esquerda local, tarefa que vai acabar influenciando diretamente o futuro de toda a família.

A personagem do título é, a essa altura, apenas uma garotinha no meio de uma família que o leitor descobre, a cada página, está muito perturbada. Abusos, violência e crimes acabam condenando a menina a uma reclusão que, por sua vez, também definirá o futuro do clã.

O mangá se desdobra até os anos 1970, explorando nuances políticas, ramificações criminosas e temas tão diversos e sensíveis como choque de gerações, corrupção policial, violência contra a mulher e até incesto.

Especialista reconhecido no mundo dos quadrinhos, o jornalista britânico Paul Gravett recentemente definiu Ayako como o mangá asiático número 1 para "expandir seus horizontes".

Entre outros apelidos, Tezuka era chamado de Deus-Mangá.

O editor da Veneta, Rogério de Campos, explica que nos anos 1960 houve uma onda de obscurantismo e tentativas de censura que ameaçavam tomar o quadrinho japonês. "Esse material é especialmente interessante porque significou um movimento de resistência. O Tezuka rompe com a imagem de 'Walt Disney japonês' para mostrar que os quadrinhos podiam tratar de coisas adultas."

"Ele foi muito visionário, considerava o mangá como um ideograma facilmente entendível para qualquer língua", diz a professora Sonia Bibe Luyten, pesquisadora pioneira do mangá no Brasil e autora de Mangá: O Poder dos Quadrinhos Japoneses, já na terceira edição.

"Ele modificou totalmente a figura e a linguagem dos quadrinhos. Colocou mais ação, sem ser violento. Essa ação ele conseguiu com traços." Entre esses traços, conta-se também a inclusão dos "olhos grandes", característica geral dos mangás japoneses creditada a Tezuka.

Segundo Luyten, o traço se deve à influência dos desenhos de Walt Disney e também à Takarazuka Revue, companhia de teatro japonesa, da cidade de mesmo nome. Tezuka frequentava as peças e ensaios com sua mãe, e a maquiagem das atrizes combinada com a luz dos refletores dava a sensação de olhos grandes.

Amizade

Tezuka também foi amigo pessoal de Mauricio de Sousa - tanto que a Mauricio de Sousa Produções (MSP) vai participar de uma nova coleção de mangás (a Tezuka Mix), a ser lançada no dia 30 de abril no Japão. A MSP vai ilustrar uma série chamada A Noite da Princesa, que junta as narrativas do filme A Princesa e o Plebeu e do mangá A Princesa e o Cavaleiro.

Essa é a segunda colaboração entre os dois universos. Em 2012, uma revista da MSP juntou os personagens da Turma da Mônica com o Astro Boy e a Princesa de Tezuka numa missão para proteger a floresta amazônica. A ideia, que nasceu de uma promessa entre eles de trabalharem juntos, é o único crossover autorizado no mundo com os personagens do japonês.

A Turma da Mônica Jovem, fenômeno mais recente da MSP (uma edição chegou a vender 500 mil exemplares), tem inspirações claras no mangá. "A criação da TMJ foi um golaço, porque recuperou público para o mercado dos quadrinhos", diz Sidney Gusman, diretor de planejamento editorial da MSP. Ele prepara agora a próxima Graphic MSP, sobre o personagem Jeremias.

Mercado

Segundo a Total Publicações, maior distribuidora de revistas do Brasil, o segmento "geek", no qual o mangá está incluído, se mantém estável enquanto outras áreas estão em queda. Em 2017, foram mil títulos de 12 editoras diferentes e 9 milhões de exemplares distribuídos apenas em bancas.

O boom do mangá no Brasil começou no início dos anos 2000, com títulos como Dragonball, Cavaleiros do Zodíaco (Conrad) e Sakura Card Captors e Samurai X (JBC). Desde essa época, o mercado só se consolidou, segundo o gerente de conteúdo da Editora JBC, Cassius Medauar. "Mas, óbvio, ele sofre o mesmo que todos os mercados leitores do Brasil: não há aumentos muito grandes", diz. Para ele, nos últimos cinco anos, com a entrada maior do mangá em livrarias, ocorreu uma diversificação nos temas e subgêneros, porque as editoras conseguem investir com riscos e tiragens menores.

"O mercado também está maduro, já são quase 20 anos de mangás no Brasil. O público pede mais variedade, e há também a evolução tecnológica: pessoas passam a ter acesso ao que existe no mundo dos mangás e a querer ler esses novos títulos", afirma.

Assim como já ocorreu com os quadrinhos ocidentais, Ayako chega para provar que mangá, também, é coisa de adulto.

AYAKO

Autor: Osamu Tezuka

Trad.: Esther Sumi, Marcelo Y. Salles

Editora: Veneta (720 págs., R$ 129,90)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá