Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Biblioteca lança livro de crônicas produzidas há mais de um século

10/12/18 às 14:33 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Biblioteca Pública do Paraná lança nesta quinta-feira (13), a partir das 17h30 na Arena BPP, o livro de crônicas O Tempo Visto Daqui: 85 Cronistas Paranaenses. Haverá um bate-papo com a participação do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luís Bueno, organizador do livro.

Em seguida, está prevista uma sessão de autógrafos com a presença de alguns dos cronistas incluídos na obra, de 356 páginas, publicada pelo selo Biblioteca Paraná. A entrada é franca.

O livro reúne de forma inédita mais de um século e meio de produção, e publicação, de crônicas na imprensa paranaense. Os leitores vão encontrar desde textos veiculados no jornal O Dezenove de Dezembro, primeira publicação do Estado, a nomes conhecidos do jornalismo e da literatura do Paraná, como Luiz Geraldo Mazza, Jamil Snege, Dalton Trevisan e Cristovão Tezza, incluindo outros poucos lembrados, como é o caso de Adriano Robine. “Essa é, para mim, uma qualidade dessa antologia, a de trazer à lembrança intelectuais de diferentes áreas e épocas que, tendo mantido colaboração em jornais e revistas, não se tornaram escritores de renome, fosse por qual motivo fosse”, explica Luís Bueno.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Entre as autoras, foram selecionadas vozes com ressonância na vida cultural paranaense, como Raquel Prado, Mariana Coelho, Denise Stoklos, Helena Kolody e Liamir Santos Hauer, até outras nem tão baladas, mas que merecem atenção, a exemplo de Cecy Cabral Gomes e Celina Silveira Cruz. Cronistas recentes, como José Carlos Fernandes, Luís Henrique Pellanda e Paulo Polzonoff Jr, também foram incluídos na antologia.

O organizador da obra comenta que, se uma ilha é terra cercada de água, ou seja, algo isolado por coisas que não são de sua natureza, a crônica é uma espécie de anti-ilha: “Um gênero cercado de gêneros por todos os lados, comunicando-se com todos e incorporando tudo a partir do olhar dessa figura curiosa e atenta que é o cronista”, analisa Bueno, definindo o que é ou pode ser a crônica.

SERVIÇO: Lançamento O Tempo Visto Daqui: 85 Cronistas Paranaenses.

Data: 13 (quinta-feira).

Horário: 17h30.

Local: Arena Biblioteca Pública do Paraná - Rua Cândido Lopes, 133 — Curitiba, Paraná.

Mais informações: (41) 3221-4994

© Copyright 2023 Grupo Tarobá