Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Biblioteca Pública de Londrina é entregue após reforma

29/05/20 às 11:15 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com diversas melhorias e adequações estruturais, proporcionando mais segurança, acessibilidade e conforto a seus frequentadores, a Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza teve sua reforma finalizada e entregue à Secretaria Municipal de Cultura. O prédio, que é ponto importante e tradicional na história de Londrina, não passava por intervenções deste porte há mais de 20 anos. Agora, o público poderá ter acesso a um local mais atrativo e propício para realizar suas atividades de leitura, estudos e trabalhos, favorecendo também o ambiente para os eventos que ocorrem lá.

As reformas no prédio, iniciadas em 2019, contemplaram a substituição completa dos telhados, reparos no madeiramento de cobertura e readequação das calhas de água, que solucionam um antigo problema de goteiras e vazamentos que afetava o espaço quando chovia. Toda a área externa recebeu pintura nova, dando aparência renovada ao espaço, como um todo, e valorizando a beleza da fachada principal, com acesso pela avenida Rio de Janeiro.

As calçadas que passam em frente ao prédio, por onde caminham milhares de pessoas todos os dias, foram revitalizadas. O piso foi totalmente trocado, mantendo as pedras de pequeno pavimento em petit-pavê, conforme o padrão histórico da paisagem original.

Também houve adequações em pontos de acessibilidade na entrada do prédio, com instalação de nova rampa, corrimãos e estruturas de contenção (guarda-corpos), além de troca da iluminação. “A entrada do prédio ganhou vida nova, em uma das regiões mais frequentadas da área central de Londrina. Os pedestres e frequentadores da Biblioteca Pública contam agora com melhores condições de caminhabilidade e acesso. Há muitos anos o prédio não recebia uma reforma significativa como essa, que valoriza, ainda mais esta importante área pública do município”, pontuou o secretário de Cultura, Caio Cesaro.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Além de todos os serviços de melhoria possibilitados pelas obras, uma equipe própria da Secretaria Municipal de Cultura vem desenvolvendo outras melhorias na parte interna da biblioteca. Está sendo feita a pintura de vários pontos, com alguns já concluídos, serviços de manutenção e modernização da iluminação com instalação de luminárias LED, para melhorar a visibilidade dos ambientes.

Atualmente, a Biblioteca é composta por diferentes espaços para estudo e um grande acervo, com cerca de 90 a 100 mil itens, entre livros, apostilas e materiais de referência, que podem ser utilizados para consultas e estudos no local. Com a suspensão dos atendimentos presenciais, por conta da pandemia do novo coronavírus, outras atividades desta e de outras bibliotecas municipais estão sendo realizadas e divulgadas na nova página Bibliotecas Públicas de Londrina no Facebook. Ali, é possível encontrar informações sobre ações que estão adaptadas para a realidade virtual, com dicas de leituras, resenhas de livros, sugestões de obras para download, sites que disponibilizam materiais educativos, brincadeiras para se fazer em casa com as crianças, poemas, poesias, gibis, livros e materiais que podem ser acessados digitalmente, cursos abertos ao público e consultas ao acervo das Bibliotecas Municipais de forma on-line.

Também estão mantidos os atendimentos pelos telefones 3371-6500 e 3371-6501, ou pelo e-mail [email protected]. No local, também são realizados eventos culturais e artísticos como exposições, debates, palestras e outros projetos. Sua área externa também recebe vários campeonatos de xadrez, reunindo competidores de Londrina e outras cidades.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá