Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Brasil e Cuba além dos estereótipos

19/04/18 às 08:50 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Cuba ainda é um mistério. Sua música, um dos mananciais mais criativos do mundo conforme apontou o trompetista Dizzy Gillespie, está só em parte revelada talvez por uma necessidade política. Desde os anos pós-revolução de 1959, quando os Castros tomam o poder, a ilha precisa ser vendida ao planeta e a música popular oficial, descontaminada dos imperialistas norte-americanos e dos europeus, assume o front. Muito do jazz, do rock e da música de câmara, mesmo a aprendida na academia, estariam fora dos radares.

Um projeto pensado para comemorar os 20 anos do Teatro Alfa, entre sexta, 20, e domingo, 22, pode conseguir um panorama interessante para além dos lugares-comuns de Havana. Idealizado pela curadora e diretora musical Myriam Taubkin, com cenografia e luz de Gabriel Fontes Paiva e codireção do violonista Swami Jr, o Conexão Brasil-Cuba vai reunir 30 artistas brasileiros e cubanos para alguns encontros inéditos.

Um recorte aleatório pode mostrar uma Cuba mais ampla. Omara Portuondo, 87 anos, está ali como a voz que transpassa o próprio regime, desde os anos 50, quando começou, em dias pré-revolução, como integrante de um grupo vocal feminino chamado Quarteto DAida. Ela vai cantar Lágrimas Negras, Talvez (com Fabiana Cozza), Dos Gardenias (ao lado de Swami Jr.) e um samba que parece arranjo do destino: Sonho Meu, de Dona Ivone Lara, que ganhou arranjo do pianista Tiago Costa para se juntar a Guantanamera. A música já estava no repertório antes da morte de Dona Ivone, na segunda, 16. "Ela foi ensaiada em março, em Havana", conta Myriam.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Um contemporâneo seu será João Donato, o mais cubano dos músicos brasileiros de sua geração. "É um garoto que faz música para crianças o tempo todo", diz a curadora. "E tudo é infantil, de tão perfeito." Suas músicas serão Até Quem Sabe (com Fabiana Cozza e a Camerata Romeu), Emoriô (ele e sua banda) e Amazonas (também com a Camerata Romeu).

Há um respeito cada vez maior pela Camerata Romeu, dirigida pela cubana Zenaida Romeu, terceira geração de uma família conceituada entre os músicos da ilha. Sua trajetória à frente das 16 instrumentistas mulheres, com idade média de 25 anos, já rendeu apresentações pelo mundo, nove discos lançados (o mais recente, de 2009, é Saudações, com a obra do compositor brasileiro Egberto Gismonti) e algumas quebras de tabus em seu próprio país.

Ela fala ao jornal O Estado de S. Paulo do que considera suas maiores vitórias. "A ideia que havia até então sobre o que queríamos fazer era das orquestras de dança dos anos 30. Cuba não sabia o que era uma orquestra de câmara feminina." Zenaida precisava então doutrinar os músicos, uma mão de obra apegada à tradição, e os ouvintes de Havana. "Me pareceu atraente conquistar um público em Cuba com uma nova imagem de uma orquestra para atrair uma audiência mais jovem."

Ela passa então a apostar em um repertório fora do eixo convencional dos autores europeus e passa a estudar nomes latino-americanos. É a segunda barreira que quer derrubar. "Pensei que poderíamos não mais reproduzir os autores clássicos, mas mostrar que temos também uma identidade própria, com técnicas e pensamento original. Não precisamos replicar os autores europeus. Podemos mostrar à Europa que somos adultos."

Há então identidades cubanas além da superfície, que podem revelar um pensamento de outras matrizes que não a rítmica, por exemplo. Myriam Taubkin diz que sim: "Nós estruturamos toda a apresentação sobre a ideia da Camerata Romeu. As pessoas não conhecem essa Cuba. Claro que teremos a santería (espécie de candomblé dos cubanos) e muita percussão, mas é preciso mostrar como tocam essas meninas. Elas se apropriam do que tocam com um suingue inacreditável."

A ala mais jovem da música popular também marca presença. Eles são Pepe Cisneros, pianista cubano já radicado no Brasil; o contrabaixista Gastón Joya; o trompetista Julito Padrón e o percussionista Oliver Valdés. Dentre os brasileiros, além da sambista Fabiana Cozza, com um belo disco na bagagem em homenagem ao cubano Bola de Nieve, estarão o violonista Swami Jr., o percussionista Felipe Roseno e o acordeonista Toninho Ferragutti.

CONEXÃO BRASIL-CUBA

Teatro Alfa. R. Bento Branco de Andrade Filho, 722; 5693-4000. 6ª (20), 21h30, sáb. (21), 20h, e dom. (22), 18h. R$ 37,50 a R$ 180

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá